Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33099
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Isabela Saraiva de Queiroz | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7352265290690280 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Johanna Katiuska Monagreda | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Thalita Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Jaíza Pollyanna Dias da Cruz Rocha | pt_BR |
dc.creator | Walquíria Chagas de Castro Famelli | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7858629518075034 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-03T14:48:40Z | - |
dc.date.available | 2020-04-03T14:48:40Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33099 | - |
dc.description.abstract | This intervention project aimed to work in the promotion of accessibility of information about the African - Brazilian culture in relation to the influence of African languages in Portuguese. The central focus of the proposal was the words of African origin that are used by many Brazilians in everyday life. The project was conducted with deaf students, and sign language users from a public school in the municipal network of Contagem. The project development occurred within a bilingual proposal with respect to culture, language and identity of these students. It also aimed to provide a deconstruction of debate in Africa related to hunger, slavery, poverty, disease and other stereotypes and also widening the deaf students vocabulary. Diversified activities were conducted in order to achieve these goals: surveys of words of African origin ; search words of signals; construction and application of games associating image, signal and word ; constructions of sentences by the students ; reading books and as a final product producing a bilingual glossary of sign language video format and a printed glossary. The results pointed to the contribution to the appreciation of African culture and gave students new words to learn, also acting in contribution to the deaf community, since it is intended, after completion of the full proposal, to provide the glossary site. It was found that an educational proposal that respects the particularities of the deaf subject, using visuals and recreational activities proved to be an important tool to promote access to knowledge. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este projeto de intervenção objetivou atuar na promoção da acessibilidade de informações acerca da cultura afro-brasileira no que se refere à influência da língua africana na língua portuguesa. O foco central da proposta foram as palavras de origem africana que são utilizadas por muitos brasileiros no cotidiano. O projeto foi realizado com estudantes surdos, usuários de língua de sinais, de uma escola pública da rede municipal de Contagem. O desenvolvimento do projeto ocorreu dentro de uma proposta bilíngue com respeito à cultura, língua e identidade destes estudantes. Também teve o objetivo de proporcionar um debate de desconstrução da África relacionada à fome, escravismo, pobreza, doenças e outras visões estereotipadas e na ampliação do vocabulário do estudante surdo. Para alcançar tais objetivos foram realizadas atividades diversificadas: levantamentos das palavras de origem africana; pesquisa de sinais das palavras; construção e aplicação de jogos associando imagem, sinal e palavra; construções de frases pelos estudantes; leitura de livro e como produto final a produção de um glossário bilíngue da língua de sinais em formato de vídeo e um glossário impresso. Os resultados obtidos apontaram para a contribuição da valorização da cultura africana e proporcionou aos estudantes um aprendizado de palavras novas, além de atuar na contribuição para a comunidade surda, uma vez que pretende-se , após finalização de toda a proposta, disponibilizar o glossário em site. Percebeu-se que uma proposta educativa que respeite as particularidades do sujeito surdo, com uso de recursos visuais e atividades lúdicas mostrou ser uma importante ferramenta para promover o acesso ao conhecimento. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.subject | Glossário | pt_BR |
dc.title | Palavras de origem africana utilizadas no cotidiano : o glossário e atividades lúdicas como estratégias de ensino para surdos | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc GDE ufmg com folha de aprovação e anexos .pdf | 3.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.