Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33121
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rosária da Silva Justipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7288300876119109pt_BR
dc.contributor.referee1Fabrizio Macagnopt_BR
dc.contributor.referee2Lúcia Helena Sasseronpt_BR
dc.contributor.referee3Poliana Flávia Maiapt_BR
dc.contributor.referee4Ana Paula Souto Silva Telespt_BR
dc.creatorMarina Rodrigues Martinspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9803399050437549pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-06T10:54:35Z-
dc.date.available2020-04-06T10:54:35Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33121-
dc.description.abstractStudies in Science Education have emphasised the contributions of scientific practices-based teaching to students’ learning of science, about science, and how to do science. However, few empirical studies investigate the contributions of integrating scientific practices like argumentation and modelling to students’ learning. Furthermore, in general, studies about argumentation are focused on its products. Such studies usually use questionnaires and\or interviews before and after students’ participation in an intervention. Some of these studies use evidence of the process to support results obtained by the post-test. However, the argumentative process is not analysed deeply. Therefore, we inferred that the possible controversies about the contributions of argumentation for learning science and about science in different contexts could be related to methodological aspects. In order to contribute to knowledge in the area, studies that also investigate the argumentative process are necessary. In order to do so, one of the options may be the creation and use of tools based on aspects of the dialogue theory that aim to analyse students and teachers’ argumentation in different contexts. In this study, we investigated students’ argumentation in modelling-based teaching situations involving ordinary, scientific, and socio-scientific contexts from a new tool based on aspects of the dialogue theory. One didactic unit consisting of three sets of modelling activities was applied in two regular Chemistry classes. Data collection involved audio and video recording of all classes, the researcher’s participant observation, field notes, and register of the artefacts produced by the students. After the selection of two groups of students and intense interaction with the data gathered from multiple sources, a case study was drawn up. The new tool was used for analysing the data. The contributions of this study involve the production and application of a tool to analyse data gathered in regular teaching contexts, and to support further discussions about the relationships between argumentation and student participation in modelling activities involving different contexts. Implications to science teaching and research related to the use of the new tool in the analysis of argumentative situations are presented.pt_BR
dc.description.resumoPesquisas da área de Educação em Ciências têm apontado que o ensino fundamentado em práticas científicas pode favorecer aos alunos aprender Ciências e sobre Ciências, assim como fazer Ciências de maneira efetiva. Contudo, poucas pesquisas empíricas investigaram as contribuições da integração das práticas científicas de argumentar e modelar para tais aprendizagens. Ademais, pesquisas relacionadas à argumentação geralmente investigam o produto desta prática. Tais pesquisas frequentemente usam questionários e/ou entrevistas antes e após os alunos terem vivenciado uma intervenção. Algumas delas usam evidências do processo para dar suporte aos resultados obtidos no pós-teste, mas sem analisar o processo profundamente. Por isso, inferimos que as possíveis controvérsias sobre as contribuições da argumentação para a aprendizagem de e sobre Ciências em diferentes contextos podem estar relacionadas a aspectos metodológicos. Para o conhecimento avançar, pesquisas também devem investigar o processo de argumentação. Para tanto, uma das opções pode ser a criação e utilização de ferramentas fundamentadas em aspectos da teoria do diálogo que visam analisar o processo argumentativo no qual se envolvem alunos e professores em diferentes contextos. Neste estudo, investigamos a argumentação de alunos em situações de ensino de Ciências fundamentado em modelagem em contextos cotidiano, científico e sociocientífico a partir de uma nova ferramenta fundamentada em aspectos da teoria do diálogo. Para isso, uma unidade didática constituída por três grupos de atividades de modelagem foi aplicada em duas turmas regulares de Química. A coleta de dados envolveu registro em áudio e vídeo de todas as aulas, observação participante da pesquisadora, notas de campo e coleta de artefatos. Após a seleção de dois grupos de alunos e da interação intensa com os dados obtidos a partir das múltiplas fontes, foi redigido um estudo de caso. Para a análise dos dados, foi utilizada a nova ferramenta analítica. A realização desse estudo contribuiu para a proposição e avaliação de uma nova ferramenta para analisar dados obtidos em contextos regulares de ensino, e para discutir mais profundamente as relações entre argumentação e a participação dos alunos em atividades de modelagem envolvendo diferentes contextos. Implicações para a pesquisa e o ensino relacionadas à utilização da nova ferramenta na análise de situações argumentativas e às atividades de modelagem são apresentadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectTeoria do Diálogopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências por investigaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentado em modelagempt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherPensamento críticopt_BR
dc.subject.otherDiscussões e debatespt_BR
dc.subject.otherDiscussões e debatespt_BR
dc.subject.otherAnálise do diálogopt_BR
dc.subject.otherRaciocínio baseado em casospt_BR
dc.subject.otherAprendizagem por atividadespt_BR
dc.subject.otherRaciocínio - Estudo e ensino (Ensino Médio)pt_BR
dc.subject.otherLógica- Estudo e ensino (Ensino Médio)pt_BR
dc.subject.otherQuímica - Estudo e ensino (Ensino Médio)pt_BR
dc.titleElaboração e aplicação de uma ferramenta para análise do diálogo em sala de aula: um estudo em atividades de ensino fundamentado em modelagem nos contextos cotidiano, científico e sociocientíficopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcid0000-0002-8659-8167pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARTINS_TESE.pdf7.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.