Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33126
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luciana Monteiro de Castro Silva Dutrapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9482569745798601pt_BR
dc.contributor.referee1Êugenio Tadeu Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Clara Sandronipt_BR
dc.contributor.referee3Cecília Nazaré de Limapt_BR
dc.creatorHelen Isolani Marquespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7676061333454379pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-06T16:25:06Z-
dc.date.available2020-04-06T16:25:06Z-
dc.date.issued2019-09-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33126-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to point out bibliographic references that help in understanding the meanings of the term crossover in music so that relationships can be established between this style and its manifestation in Brazilian vocal music. The work considers that such understanding can lead to the success in performance and valorization of the Brazilian performer against crossover music as a plural artist, both for his understanding of different musical languages and for the result of his multidisciplinary artistic work. To achieve this goal, studies were conducted on the term crossover, according to historical, interpretative and market perspectives. To aid and develop a broader understanding of the term, the concept of hypertext and the recognition of its properties were also used, analogous to the artistic practice of crossover. From a hypertext perspective, a crossover show, for example, can be configured as a network of multiple connections, connecting popular and erudite works of art, performers with various skills, current and ancient technologies and, above all, diverse audiences. Concepts such as hybridity, multistylism and globalization.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal deste trabalho é apontar referências bibliográficas que auxiliem na compreensão dos significados do termo crossover em música para que assim se estabeleçam relações entre este estilo e a sua manifestação na música vocal brasileira. O trabalho considera que tal compreensão pode conduzir ao êxito na performance e à valorização do performer brasileiro na música crossover como um artista plural, tanto por sua compreensão das diferentes linguagens musicais quanto pelo resultado de seu trabalho artístico multidisciplinar. Para alcançar este objetivo, foram realizados estudos acerca do termo crossover segundo as perspectivas históricas, interpretativas e mercadológicas. Para o auxílio e desenvolvimento de uma compreensão mais abrangente do termo também foram empregados o conceito de hipertexto e o reconhecimento de suas propriedades, em analogia à prática artística do crossover. Segundo a perspectiva hipertextual, um espetáculo crossover, por exemplo, pode configurar-se em como uma rede de múltiplas conexões, conectando obras artísticas, populares e eruditas, performers com habilidades várias, tecnologias antigas e atuais e, sobretudo, públicos diversos, interrelacionando ainda conceitos como hibridismo, multiestilismo e globalização.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectCrossoverpt_BR
dc.subjectEstudo das mídiaspt_BR
dc.subjectMultiestilismopt_BR
dc.subject.otherMúsica popular - Brasilpt_BR
dc.subject.otherPerformance musicalpt_BR
dc.titleO canto crossover: uma revisão bibliográfica e estudos de relações possíveis na performance da música vocal brasileira.pt_BR
dc.title.alternativeThe Crossover singing: a bibliographic review and studies of possible relationship on the performance of Brazilian vocal music.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Helen Isolani Marques - Dissertação Mestrado 2019 - Repositório.pdf3.18 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons