Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/33127
Tipo: Tese
Título: Entre o medo e a saudade: imagens da caça nos cantos de kotkuphi, conforme exegeses de Toninho Maxakali
Autor(es): José Ricardo Jamal Júnior
primer Tutor: Rosângela Pereira de Tugny
primer miembro del tribunal : Luisa Elvira Belaunde
Segundo miembro del tribunal: José Jorge de Carvalho
Tercer miembro del tribunal: André Guimarães Brasil
Cuarto miembro del tribunal: Eduardo Pires Rosse
Quinto miembro del tribunal: Sueli Maxacali
Resumen: O presente trabalho se debruça sobre um dos cerca de dez repertórios guardados e praticados pelos Tikmũ'ũn-Maxakali, populações que compreendem aproximadamente 2.000 pessoas, habitantes do extremo nordeste de Minas Gerais e falantes de língua maxakali. Pretendeu-se transcrever e traduzir alguns cantos de uma versão de uma festa de kotkuphi, buscando verificar detalhes da estruturação das séries de cantos, suas temáticas, bem como as histórias associadas aos kotkuphi. Kotkuphi é, ao mesmo tempo, a linha não comestível da mandioca e um agente encontrado pelos Tikmũ'ũn na floresta, em tempos imemoriáveis. Desde então, vêm frequentemente às aldeias, tendo sido pouco a pouco amansados por meio do concurso fundamental das mulheres, suas mães, que os alimentam. Os Tikmũ'ũn continuam tecendo com eles relações da ordem da caça, da comensalidade e da música. Isso porque além de serem grandes caçadores aliados, que sempre trazem para as aldeias os animais que caçam juntamente com os homens, seus pais, vêm também com seus cantos. Os cantos, os mitos e a etnografia de algumas versões da festa indicaram que kotkuphi tematiza, além da própria caça, a violência, a morte, o medo e a saudade. Mais especificamente, apresenta imagens dos animais, que são apreciados por kotkuphi e exaltados por suas peles, seus movimentos, seus habitats. O elo com kotkuphi significa, ainda, o aprendizado, a experiência, de um modo de socialidade específico, no qual se valoriza a mesura dos gestos, o autocontrole da raiva, a vida em grupo e, sobretudo, a prática de um não-olhar.
Abstract: The present work deals with one of those about ten repertories held and practiced by the Tikmũ'ũn-Maxakali, populations that comprise approximately 2,000 people, inhabitants of the extreme northeast of Minas Gerais and speakers of the Maxakali language. It was intended to transcribe and translate some chants from a version of a kotkuphi party, investigating details of the structuring of the series of chants, their themes, as well as the stories associated with kotkuphi. Kotkuphi is, at the same time, the inedible line of cassava and an agent found by the Tikmũ'n in the forest in the past. Since then, they have often come to the villages, having been gradually tamed by the fundamental support of women, their mothers, who feed them. The Tikmũ'ũn maintain relations with them characterized by hunting, commensality and music. Besides being great allied hunters, who always bring to the villages what they hunt along with the men, their parents, also come with their chants. The songs, myths and ethnography of some versions of the festival indicated that kotkuphi thematizes, besides hunting itself, violence, death, fear and nostalgia. More specifically, it presents images of the animals, which are appreciated by kotkuphi and exalted by their skins, their movements, their habitats. The link with kotkuphi also means learning, experience, a specific mode of sociality, in which it is important to take care of the gesture, self-control of anger, group life and, above all, of the practice of a non-look.
Asunto: Etnomusicologia
Índios Maxacali - Música
Canções Maxacali
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33127
Fecha del documento: 12-dic-2017
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado



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