Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33139
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Libéria Rodrigues Neves | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6650731475010379 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ana Rachel Carvalho Leão | pt_BR |
dc.creator | Claudia Alessandra da Cruz Cancella | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-08T12:11:29Z | - |
dc.date.available | 2020-04-08T12:11:29Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33139 | - |
dc.description.resumo | A presente investigação pretende abordar as contribuições e a importância da rotina para uma criança autista na educação infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, sendo amparada numa estrutura de observação participante e um estudo de caso seguido de uma entrevista semiestruturada. Para possibilitar o estudo, foi empreendido um aprofundamento teórico sobre alguns conceitos de rotina, desde o seu surgimento até o modo como ela é executada e compreendida na educação infantil da rede municipal de Belo Horizonte. Foi realizado um levantamento histórico sobre as questões relacionadas ao autismo, a fim de compreender sobre o transtorno, bem como os sujeitos envolvidos. Foram produzidos alguns materiais de apoio que colaboraram na dinâmica do trabalho. Constatou-se que a rotina é de suma importância na educação, tanto que na atualidade, ela faz parte de um dos eixos estruturadores das Proposições Curriculares para a Educação Infantil. No estudo de caso, constatou-se que a rotina pode colaborar de maneira significativa na vida de uma criança autista, entretanto, isso não garante o alcance dos mesmos resultados em todos os casos, uma vez que cada criança possui características distintas em relação ao TEA. Nesse sentido, o estudo ressalta a rotina como um meio eficiente que permite auxiliar crianças com TEA, conferindo-lhes maior segurança dentro do contexto escolar. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Rotina | pt_BR |
dc.subject | Autista | pt_BR |
dc.subject | Contribuição | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Segurança | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças - Belo Horizonte (MG) | pt_BR |
dc.subject.other | Autismo em crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças autistas - Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Segurança nas crianças (Psicologia) | pt_BR |
dc.title | A importância da rotina para o autista no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO CLÁUDIA PÓS GRADUAÇÃO.pdf | A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA O AUTISTA NO CONTEXTO ESCOLAR | 1.71 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.