Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33139
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Libéria Rodrigues Nevespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6650731475010379pt_BR
dc.contributor.referee1Ana Rachel Carvalho Leãopt_BR
dc.creatorClaudia Alessandra da Cruz Cancellapt_BR
dc.date.accessioned2020-04-08T12:11:29Z-
dc.date.available2020-04-08T12:11:29Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33139-
dc.description.resumoA presente investigação pretende abordar as contribuições e a importância da rotina para uma criança autista na educação infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, sendo amparada numa estrutura de observação participante e um estudo de caso seguido de uma entrevista semiestruturada. Para possibilitar o estudo, foi empreendido um aprofundamento teórico sobre alguns conceitos de rotina, desde o seu surgimento até o modo como ela é executada e compreendida na educação infantil da rede municipal de Belo Horizonte. Foi realizado um levantamento histórico sobre as questões relacionadas ao autismo, a fim de compreender sobre o transtorno, bem como os sujeitos envolvidos. Foram produzidos alguns materiais de apoio que colaboraram na dinâmica do trabalho. Constatou-se que a rotina é de suma importância na educação, tanto que na atualidade, ela faz parte de um dos eixos estruturadores das Proposições Curriculares para a Educação Infantil. No estudo de caso, constatou-se que a rotina pode colaborar de maneira significativa na vida de uma criança autista, entretanto, isso não garante o alcance dos mesmos resultados em todos os casos, uma vez que cada criança possui características distintas em relação ao TEA. Nesse sentido, o estudo ressalta a rotina como um meio eficiente que permite auxiliar crianças com TEA, conferindo-lhes maior segurança dentro do contexto escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRotinapt_BR
dc.subjectAutistapt_BR
dc.subjectContribuiçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectSegurançapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherEducação de crianças - Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.subject.otherAutismo em criançaspt_BR
dc.subject.otherCrianças autistas - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherSegurança nas crianças (Psicologia)pt_BR
dc.titleA importância da rotina para o autista no contexto escolarpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO CLÁUDIA PÓS GRADUAÇÃO.pdfA IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA O AUTISTA NO CONTEXTO ESCOLAR1.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.