Formação de professores do Programa Escola Integrada (PEI) na perspectiva da educação especial e inclusiva
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Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
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Tipo
Monografia de especialização
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Primeiro orientador
Membros da banca
Sirleine Brandão de Souza
Resumo
Apresentamos a presente pesquisa-intervenção, tendo em vista o processo da educação inclusiva e a necessidade de sua efetiva implementação no espaço escolar. A pesquisa-intervenção foi realizada junto aos educadores (monitores e bolsistas) do Programa Escola Integrada – PEI, em uma escola municipal da rede de ensino do município de Belo Horizonte - MG. Com base na literatura especializada, apontamos as questões sobre a formação do professor, tendo em vista a necessidade da produção de saberes necessários para a educação contemporânea, sob a perspectiva da educação inclusiva. Mediante os conflitos e tensões vivenciados pelo professor para o atendimento ao estudante com deficiência, propomos esta pesquisa-intervenção junto aos monitores e bolsistas do PEI, visto que esses profissionais atuam diretamente com os estudantes em seu contraturno de estudo. A pesquisa-intervenção foi realizada a partir da perspectiva qualitativa, os instrumentos utilizados foram questionário e a observação da pesquisadora. Apresentamos a análise das impressões coletadas no trabalho realizado junto ao grupo de educadores, a repercussão e as mudanças na forma de olhar o sujeito com deficiência.
Abstract
This paper presents an intervention research in the inclusive education process showing the need of a systematic change in the school context. The intervention research took place with the collaboration of educators such as monitors and scholarship members from Integrated School Program (PEI) in a Municipal School of Belo Horizonte City in Minas gerais State. Based on the specialized literature over the theme, this study raised questions formation of teachers, inclusive education in contemporary education. Considering the conflicts and tensions experienced by teachers in the context where there are inclusive students, we propose this intervention research as collaborative work with the monitors and scholarship members from PEI, since they are in contact with the students after or before school time. This research adopted a qualitative methodological procedures using data collection instruments such as questionnaires and observation of the researcher. Finally, we present an analysis of the personal impressions of the group involved and we discuss the repercussions effects and changes about looking at inclusive students as a subject in the education process.
Assunto
Educação especial, Educação inclusiva, Inclusão em educação, Professores - Formação, Professores de educação especial - Formação, Deficiências do desenvolvimento, Capacidade de aprendizagem
Palavras-chave
Educação especial, . Educação inclusiva, Formação de educadores