Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/33145
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Gênero e literatura : uma interlocução possível
Autor(es): Tânia Maria da Silva
primer Tutor: Ilana Mountian
primer Co-tutor: Thiago Coacci
primer miembro del tribunal : Alberto Mesaque
Segundo miembro del tribunal: Douglas Tomácio
Resumen: Este trabalho analisou as representações de gênero nos livros do Kit Literário 2015 entregue aos estudantes do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Belo Horizonte, visando avaliar a adequação dessas obras literárias para o debate sobre a diversidade de gênero em sala de aula, já que a Literatura, assim como outros discursos sociais, produz representação. Para tal, refleti sobre nosso contexto social que propicia a persistência da desigualdade de gênero. Fiz um panorama dos estudos feministas que possibilitaram uma compreensão de como as relações de gênero são produzidas e reproduzidas assim como as possibilidades de desconstruções. Apresentei a instituição escolar enquanto produtora e reprodutora de estereótipos de gênero, mas também um local de transformação social e a Literatura que apesar de reproduzir estereótipos de gênero, pode ser recurso de intervenção pedagógica contribuindo para a superação das relações desiguais.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33145
Fecha del documento: 5-mar-2016
Aparece en las colecciones:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Gênero e Literatura - Tânia.pdf1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.