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http://hdl.handle.net/1843/33145
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Gênero e literatura : uma interlocução possível |
Autor(es): | Tânia Maria da Silva |
primer Tutor: | Ilana Mountian |
primer Co-tutor: | Thiago Coacci |
primer miembro del tribunal : | Alberto Mesaque |
Segundo miembro del tribunal: | Douglas Tomácio |
Resumen: | Este trabalho analisou as representações de gênero nos livros do Kit Literário 2015 entregue aos estudantes do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Belo Horizonte, visando avaliar a adequação dessas obras literárias para o debate sobre a diversidade de gênero em sala de aula, já que a Literatura, assim como outros discursos sociais, produz representação. Para tal, refleti sobre nosso contexto social que propicia a persistência da desigualdade de gênero. Fiz um panorama dos estudos feministas que possibilitaram uma compreensão de como as relações de gênero são produzidas e reproduzidas assim como as possibilidades de desconstruções. Apresentei a instituição escolar enquanto produtora e reprodutora de estereótipos de gênero, mas também um local de transformação social e a Literatura que apesar de reproduzir estereótipos de gênero, pode ser recurso de intervenção pedagógica contribuindo para a superação das relações desiguais. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Curso: | Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33145 |
Fecha del documento: | 5-mar-2016 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
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