Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33146
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Gênero e memória : um estudo sobre a representação da mulher no museu a partir do Museu Memorial Minas Gerais Vale |
Authors: | Thaina Pereira de Assis |
First Advisor: | Regina Helena Alves da Silva |
First Co-advisor: | Johanna Monagreda |
Abstract: | O presente trabalho de conclusão curso, Gênero e Memória: um estudo sobre a representação da mulher no museu a partir do Museu Memorial Minas Gerais Vale, apresenta um estudo sobre o modo como as mulheres nos tempos atuais, frente aos avanços da sociedade, são representadas em espaços privilegiados da memória, como o Museu Memorial Minas Gerais Vale, em especial a sala Vale do Jequitinhonha. A presente sala foi escolhida por entendermos que em sua exposição é retratado o cotidiano das pessoas do Vale do Jequitinhonha e a discussão de gênero se faz justamente nestes espaços. Como metodologia, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental a partir de uma abordagem qualitativa. Para auxiliar na coleta de dados, foi realizada observação direta do espaço físico do Museu, assim como o caderno de campo. Apesar de não ser o objetivo principal da sala, a discussão de gênero está presente em sua exposição riquíssima em detalhes que nos permite aprofundar e ampliar nosso olhar ao estudo de gênero no museu. |
Abstract: | This course conclusion work, Gender and Memory: a study about the representation of women at the museum from Memorial Minas Gerais Vale Museum, presents a study about the way women nowadays, against the advances of society, are represented in privileged spaces of memory, as in the Memorial Minas Gerais Vale Museum, particularly Vale do Jequitinhonha room. This room was chosen because we believe that in its exposure is depicted the daily lives of people in the Vale do Jequitinhonha and the gender discussion is done precisely in these spaces. The methodology carried out a bibliographical and documentary research from a qualitative approach. To assist in data collection, direct observation of the physical museum space was performed, as well as the field book, board book and a camera. We concluded that although not the main purpose of the room, the gender discussion is present in its rich exposure in details that will enable us to deepen and broden our gaze to the study of gender in the museum. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33146 |
Issue Date: | 3-Mar-2016 |
Appears in Collections: | Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia versão final.pdf | 918.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.