Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33147
Type: Monografia (especialização)
Title: Efeitos das relações na escola na construção de estereótipos e hierarquias de gênero entre meninas e meninos
Authors: Talyta Fernanda Andrade dos Reis Pires
First Advisor: Amana Rocha Mattos
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo problematizar, à luz de estudos foucaultianos e de outros/as importantes estudiosos/as sobre as questões de gênero, as relações dentro da escola e seus efeitos sobre a construção de estereótipos entre meninos e meninas. Acredita-se que as relações entre os/as estudantes e também destes/as com os/as profissionais da escola influenciam na elaboração de estereótipos de gênero pelas crianças o que, em seu horizonte, pode gerar situações de hierarquias e desigualdades entre meninos e meninas o que, futuramente, pode se transformar em desigualdades entre homens e mulheres. Assim, a escola que tem por função primordial formar cidadãos autônomos e responsáveis para uma vida em sociedade acaba por contribuir na formação de preconceitos em relação ao papel social da mulher e reproduzindo a violência que existe além de seus muros. As causas da formação desses pré-conceitos podem ter sua gênese na violência vivenciada pelo/s alunos/as dentro da própria escola devido ao rígido sistema disciplinar da mesma que tem por objetivo normatizar, definir e reforçar em seus discursos o que é “normal” e o que não é. O estudo contou com uma pesquisa etnográfica realizada em uma escola da rede municipal de Belo Horizonte. As análises foram realizadas por meio de observações participantes sobre a vigilância e normalização no contexto escolar com vistas a compreender as influências de tais procedimentos nas relações de alteridade entre os/as alunos/as. Dessa forma, a partir da teoria foucaultiana, que explana o sistema disciplinar de instituições como a escola e suas relações de poder, analisou-se como as/os alunas/os podem reproduzir essas relações de poder desiguais entre seus pares, que, em seu horizonte, pode conduzir a condições objetivas de hierarquia e desigualdade de gênero.
Abstract: The aim of this study is discuss , based on studies of Foucault and other importants scholars, about gender issues, relations within the school and its effects on the construction of stereotypes of boys and girls. It is believed that the relationship between the students and also between them and the school's professionals can influence on the development of gender stereotypes by children who, in its sight, may lead to hierarchies situations and inequalities between boys and girls which in future will become inequalities between men and women. Therefore, the school whose primary function is to form autonomous and responsible citizens for a life in society can just contribute to the formation of prejudices about the social role of women and reproducing the violence that exists beyond its walls. The causes of the formation of these preconceptions may have its genesis in the violence experienced by students in school, due to the hard disciplinary system of the same which aims to regulate, define and enforce in his speeches what is "normal" and what it is not. The study drew on an ethnographic survey in a public school of Belo Horizonte. The analyzes were performed through participant observation on surveillance and standardization in the school context, in order to understand the influences of such procedures in the relations of otherness between the students. Thus, from Foucault's theory that explains the disciplinary system of institutions such as schools and their power relations, we analyzed how students can reproduce these relationships of unequal power among its peers, which in the future may lead to objective conditions of hierarchy and gender inequality.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33147
Issue Date: 24-Feb-2016
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA FINAL TALYTA FERNANDA ANDRADE DOS REIS PIRES.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.