Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33148
Type: Monografia (especialização)
Title: Práticas pedagógicas envolvendo o gênero e suas variações na escola
Authors: Rosemeire Camilo Fróis
First Advisor: Frederico Viana Machado
First Co-advisor: Thalita Rodrigues
First Referee: Igor Ramon Lopes Monteiro
Second Referee: Érica Melanie Ribeiro Nunes
Abstract: Este trabalho tem por objetivo descrever situações, vivenciadas pela autora no âmbito escolar, e que estão relacionadas às vivências das hierarquias sexuais e de gênero. Estes relatos foram produzidos a partir da realização do projeto valorização de Gênero e suas Diferenças, desenvolvido com alunos de 4º ano do Ensino Fundamental, professores e diretor, de uma Escola Estadual na região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Para análise dos relatos, utilizamos as referências teóricas estudadas nos Módulos do Curso Gênero e Diversidade na Escola promovida pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal de Minas Gerais. Através da análise dos relatos pudemos perceber que certos padrões que foram construídos ao longo de nossa sociedade e vida ainda nos influenciam em nossas escolhas, decisões e lugares, necessitando uma reflexão de que lugar estamos, para onde queremos ir e quem devemos auxiliar no trajeto de nossas vidas. Assim, concordamos com Louro (2000, p.60) que diz que “o preconceito e as hierarquias sociais se manifestam não apenas na sala de aula, mas em toda a estrutura institucional das políticas de educação e nas escolas”. A escola como espaço mediador de conhecimentos e de opiniões, deve procurar ações que possam combater toda a forma a desigualdade e racismo, procurando valorizar as diferenças. Ela deve fazer com que essas ações possam se igualitárias a todos, buscando acabar com a generalidade de gestos, falas e, principalmente, de comportamentos de binarismo, hierarquia e desigualdade de gênero.
Abstract: This work is aimed at describing their situations by the author experienced in the school, and those are related to experiences of sexual and gender hierarchies. These reports were produced from the realization of r enhancement project Gender and its Differences, developed with students of 4th year of elementary school, teachers and principal of a public state school in the metropolitan region of Belo Horizonte, Minas Gerais. For analysis of the reports, we use the theoretical references Studied in Course Modules Gender and Diversity in School sponsored by the College of Philosophy and Human Sciences, Universidade Federal of Minas Gerais. By analyzing the reports we realized that certain patterns that were built throughout our society and life still influence us in our choices, decisions and places, requiring a reflection of what place we are, where we want to go and who should assist in path our lives. Thus, we agree with Louro (2000, p.60) says that "prejudice and social hierarchies are manifested not only in the classroom, but in the entire institutional structure of education policies and schools. The school, as a mediator space of knowledge and opinions, should seek actions that can combat all inequality and racism forms, looking for value differences. It should make these can be equal actions to all, seeking to end the generality of gestures, words, and especially behavior of binary, hierarchy and gender inequality.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33148
Issue Date: 29-Apr-2016
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC ROSE FINAl coordenaçõ (PDF).pdf348.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.