Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33149
Type: Monografia (especialização)
Title: Os desafios de implantação efetiva da lei 10.639 / 2003 nas escolas
Authors: Simone de Fátima Vieira Sales
First Advisor: Marco Aurélio Máximo Prado
First Referee: Luciana Maria de Souza
Second Referee: Johanna Katiuska Monagreda
Abstract: A pesquisa que se apresenta tem como tema central a efetiva da aplicação da Lei 10639/2003 na Escola Estadual Professor Guilherme Azevedo Lage. Objetiva-se a analisar falhas e lacunas e buscar aplicar efetivamente na escola pesquisada o estudo da História e Cultura Afro- Brasileira, ou seja, o que determina a Lei 10639. Dessa forma, busca-se no primeiro capítulo, analisar e dialogar com ideias de diferentes autores que tratam da temática e tecem um estudo sobre a situação do negro no país com base em dados concretos e pesquisas e dessa maneira levar aos estudantes uma melhor percepção dos reflexos da escravidão nos dias atuais. Em um segundo momento, faz-se um estudo sobre os desdobramentos da lei 10639 e importância de se trabalhar a diversidade no universo escolar. O terceiro capítulo vai analisar a importância do professor para a efetivação da proposta, bem como para a implementação efetiva da lei nas escolas brasileiras e especialmente na escola pesquisada. Identificando as lacunas e falhas que comprometem o estudo da História e Cultura Afro-Brasileira, através de observações e conversas com colegas de trabalho, direção, funcionários e alunos da escola, foi possível traçar um perfil de como a efetivação da lei 10639 não se configurou na escola pesquisada e procurar a partir disso e da construção de um novo Projeto Político Pedagógico (PPP), implantar de forma significativa a temática na escola. Fez-se, da mesma forma, um estudo de diferentes autores durante a pesquisa e uma análise da bibliografia disponível na biblioteca da escola. O trabalho contou também com a observação participante das atividades relacionadas ao tema que aconteceram durante o ano letivo de 2015.
Abstract: The central theme of the present research is the effective application of the law 10639/2003 at school Escola Estadual Professor Guilherme Azevedo Lage. It aims to analyze the law flaws and to apply effectively at the researched school the study of African-Brazilian's history and culture, that is, what is determined by the law 10639. This way, the first chapter seeks to analyze and dialogue with different author's ideas that deal with the theme and weave a study about black people’s situation over the country based on evidences and researches, providing, this way, a better perception of the nowadays slavery reflexes to the students. Secondly, there is a study about the law 10693 developments and about the importance of teaching diversity at school’s universe. The third chapter analyzes the teachers importance to the effectiveness of the proposal and the effective implementation of the law at Brazilian’s schools, specially the one researched. Identifying the flaws that disturb the study of African-Brazilian’s history and culture, through observations and talks with coworkers, headmasters, school employees and students, it was possible to draw a profile of the way the law 10639’s effectuation was not realized at the researched school and to look for, based on that and on the creation of a new Political Pedagogical Project (PPP), implanting this theme significantly at the school. It was made, the same way, the same way, a study of different authors during the research and an analyzes of the bibliography available at the school’s library. The paper also counted on the participant observation attheactivitiesrelatedtothethemethathappendduring 2015.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33149
Issue Date: 4-Mar-2016
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cópia tcc - PDF.pdf794.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.