Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33153
Type: Monografia (especialização)
Title: A reprodução da hierarquia de gênero na escola
Authors: Regina Célia da Silva
First Advisor: Deborah Rosária Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor2: Sara Deolinda Cardoso Pimenta
Abstract: Este trabalho se inicia apresentando as discussões sobre o conceito de gênero que vem sendo construído há algumas décadas com as contribuições e reflexões dos movimentos feministas. Analisaremos as condições sociais em que se dá, de forma naturalizada, a construção da hierarquia de gênero na nossa sociedade, reforçando uma condição de desigualdade e estabelecendo uma relação de poder do masculino sobre o feminino nas mais diversas situações do cotidiano. E, como foco principal deste trabalho, analisaremos como a escola vem contribuindo para a reprodução dessa hierarquia através práticas educacionais sob várias facetas como no uso da linguagem nas mais diversas formas de expressão, no currículo instalado no interior das escolas que inscrevem conceitos e preconceitos, as vezes de forma clara, as vezes de forma sutil, nas práticas pedagógicas, nos livros didáticos, na literatura e por fim, e de forma bem contundente, nas aulas de educação física, na educação dos corpos. Através de estudo podemos concluir que é preciso ainda se atentar para uma formação pedagógica anti preconceito e que não permita qualquer tipo de discriminação. Para tanto os livros didáticos e materiais de cunho pedagógico devem ser problematizados e trabalhados de forma a produzir compreensão sobre os Direitos Humanos e, especialmente, trabalhar de forma correta as questões de gênero, raça, etnia e classes sociais.
Abstract: This work begins presenting discussions on the concept of gender that has been built a few decades ago with the contributions and reflections of feminist movements. Analyze the social conditions under which occurs in a naturalized way, the construction of gender hierarchy in our society, reinforcing a condition of inequality and establishing a male relation of power over women in various everyday situations. And, as the main focus of this paper, we analyze how the school has contributed to the reproduction of this hierarchy through educational practices in various aspects such as the use of language in various forms of expression in the curriculum installed inside schools that enroll concepts and prejudices, sometimes clearly, sometimes subtly, in pedagogical practices, in textbooks, literature and finally, and quite convincingly, in physical education classes, education bodies. Through study we can conclude that it is also necessary to pay attention to an educational training anti prejudice and that does not allow any kind of discrimination. For both textbooks and pedagogical nature of materials should be problematized and worked to produce understanding of human rights and especially to work properly the issues of gender, race, ethnicity and social class.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33153
Issue Date: 3-Mar-2016
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia A reprodução da hieraquia de gênero na escola.pdf877.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.