Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33164
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Homofobia : um desafio para a educação
Autor(es): Maria de Fátima Teixeira de Carvalho
Primeiro Orientador: Ilana Mountian
Primeiro membro da banca : Leonardo Rocha
Segundo membro da banca: Cláudio Eduardo Resende Alves
Resumo: O objetivo deste trabalho foi pesquisar e analisar em uma escola do município de Araçuaí questões relacionadas à sexualidade, homofobia, transfobia, preconceito e discriminação. E a partir do resultado elaborar um projeto de intervenção, com atividades para trabalhar com alunos e professores, com o intuito de combater o preconceito e homofobia na escola. A primeira parte refere-se a um breve relato sobre homofobia e transfobia no ambiente escolar e a vulnerabilidade da população LGBTT de Araçuaí, na escola, família e sociedade em geral. As políticas públicas afirmativas implantadas com o objetivo de garantir a cidadania e direitos humanos, incentivando o respeito à diversidade de gênero. A segunda parte refere-se à analise dos dados, as ações que foram trabalhadas com os alunos com o intuito de promover mudança de comportamento em relação aos colegas LGBTT, evitando assim práticas homofóbicas de desigualdade de gênero.
Abstract: The objective of this study was to investigate and analyze in a school in the municipality of Araçuaí issues related to sexuality, homophobia, transphobia, prejudice and discrimination. And from the results develop an intervention project, with activities to work with students and teachers, in order to combat prejudice and homophobia in school. The first part refers to a brief report on homophobia and transphobia in the school environment and the vulnerability of LGBTT of Araçuaí population, school, family and society in general. Affirmative public policies implemented in order to ensure citizenship and human rights, encouraging respect for diversity of gender. The second part refers to the analysis of the data, the actions that have worked with the students in order to promote behavior change in relation to the LGBTT colleagues, thus avoiding practices of gender inequality homophobic.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33164
Data do documento: 30-Mai-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

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