Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33165
Type: Monografia (especialização)
Title: A escola e o processo de exclusão de travestis e transexuais : um estudo bibliográfico
Authors: Marinez Prates Cantarino
First Advisor: Frederico Viana Machado
First Co-advisor: Thiago Coacci
First Referee: Isabella Tymburibá Elian
Second Referee: Rafaela Vasconcelos Freitas
Abstract: Metodologicamente, a pesquisa se sustenta na análise de fontes bibliográficas. O objetivo deste estudo foi identificar e compreender a partir da revisão bibliográfica, o processo e mecanismos que permeiam as práticas escolares e que de alguma forma podem contribuir para a exclusão das pessoas trans (travestis, homens e mulheres transexuais) da escola. A partir da análise os referenciais bibliográficos evidenciaram-se, os obstáculos e as dificuldades enfrentados pelas pessoas trans em suas trajetórias escolares. O não reconhecimento e recusa do nome social na lista de chamada e nos demais documentos da instituição; o impedimento ao uso do banheiro de acordo sua identidade de gênero, a falta de formação, docentes, gestores/as e demais profissionais da escola no trato à diversidade sexual, em particular no se refere às pessoas trans, objeto deste estudo; a falta de laicidade nas falas e práticas na escola, o preconceito, violência e a discriminação advindos de alunos/as praticados contra as pessoas trans. A escola (com suas práticas pedagógicas, seus programas, conteúdos e seu currículo) impõe ideias e modelos de um determinado grupo hegemônico e sutilmente pune as expressões de gênero e sexual na escola, induzindo a determinadas normas, comportamentos ao padrão heteronormativo. A transfobia na escola é uma problemática na trajetória das pessoas trans. Esses elementos ou eventos, de alguma forma, consistem em fatores que se constituem entraves para o acesso e permanência das pessoas trans no espaço escolar e corroboram com o processo de exclusão e expulsão dessas pessoas da instituição escolar. Portanto, o cotidiano escolar é um ambiente bastante difícil para as pessoas trans. E também, é na escola que podem emergir ações no enfrentamento ao preconceito à discriminação, ensejando possibilidades de transformação dentro e fora da escola e promoção do respeito e valorização das pessoas trans. E mais, garantir sua permanência dessas pessoas na escola.
Abstract: Methodologically, the research is based on analysis of literature sources. The objective of this study was intended to identify and understand from the literature review how and which processes and mechanisms that permeate the school daily practices that can somehow contribute to exclusion and expulsion of trans people (transvestites, men and transgender women) school. From the literature review, we identified the elements or mechanisms in school, which somehow constitute obstacles and make it difficult to stay and contribute to exclusion / expulsion of trans people of school routines. The non-recognition and rejection of social name in the call list and other documents of the institution; preventing the use of the bathroom according their gender identity and sexual, lack of training for teachers, managers / as and other school personnel in dealing with sexual diversity, particularly in relation to trans people, object of this study; the lack of secularity in the speeches and practices in school. School (with their teaching practices, programs, content and your resume) requires ideas and models of a particular hegemonic group and subtly punishes the expressions of gender and sex in school, leading to certain rules, behaviors heteronormative standard. The transphobia at school is a living issue for trans people, and is also one of the factors that contribute to exclusion and abandonment of studies of these people, which also means difficulty of access to the labor and marginalization market, whose right to education is denied. Therefore, the school routine is quite difficult for trans people environment. Also, it is at school that may emerge actions in confronting prejudice to discrimination, allowing for possibilities of transformation in and out of school and promoting respect and appreciation of trans people. Furthermore, ensure their permanence of these people at school.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33165
Issue Date: 6-Jun-2016
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

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