Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33169
Type: Monografia (especialização)
Title: Impactos da homofobia no acesso e permanência na escola
Authors: Maria Berenice Alves dos Santos
First Advisor: Regina Helena Alves da Silva
Abstract: Este trabalho busca compreender o fenômeno da homofobia no ambiente escolar e o impacto do preconceito e da discriminação no acesso e na permanência dos estudantes LGBT na escola. A violência vivenciada pelos educandos, em razão das orientações sexuais e identidades de gênero diferentes do modelo heteronormativo, resultam, para muitos destes sujeitos, em experiências traumáticas e pode ser tão perversa que os levam ao abandono da escola aumentando os índices da evasão escolar. Este processo representa um prejuízo educacional para o estudante LGBT comprometendo sua formação escolar e pessoal. Apresenta um percurso histórico da experiência homossexual em outros períodos, desde as sociedades da antiguidade, e como o pensamento religioso cristão foi determinante para a mudança de comportamento e conceituação das possibilidades de vivência da sexualidade e a influência destes preceitos na escola. Faz uma análise do princípio do direito à educação na perspectiva dos Direitos Humanos e aponta criticas quanto à eficácia na sua garantia. Por fim, discorre sobre a importância do movimento social na luta por marcos legais e políticas públicas que garantam direitos e o exercício da cidadania da população LGBT.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33169
Issue Date: 16-May-2016
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Impactos Da Homofobia no Acesso e Permanência na Escola.pdf419.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.