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Type: Monografia (especialização)
Title: Polêmicas e repercussões do parecer do conselho nacional de educação (CNE/CEB NO 15/2010) : do mito ao racismo em “Caçadas de Pedrinho” de Monteiro Lobato
Authors: Márcia Antônia de Jesus Silva
First Advisor: Marco Aurélio Máximo Prado
First Co-advisor: Cássia Reis Donato
First Referee: Johanna Monagreda
Second Referee: Otacílio de Oliveira Jr.
Abstract: Este trabalho apresenta análises sobre os posicionamentos e interpelações dos vários segmentos sociais, que se manifestaram diante da publicação do Parecer do Conselho Nacional de Educação nº 15/2010, de 01de Setembro de 2010 e de seu reexame nº 6/2011, em 01 de junho de 2011. O primeiro Parecer solicita a suspensão do livro “Caçadas de Pedrinho” pelo governo e exige novas edições com a inserção de nota explicativa sobre o conteúdo racista da obra e orienta que as escolas só utilizem o livro com a mediação de professor que compreenda os processos históricos que geraram racismo no Brasil e o segundo Parecer o ratifica. Para a sua realização, foram levantados aspectos biográficos de Monteiro Lobato e o estudo da obra referenciada, com o intuito de analisar seu conteúdo. Foram pesquisados o conteúdo e os percursos iniciais dos Pareceres e as manifestações que deles advieram. Procederam-se análises sobre a perspectiva ideológica relacionada às relações de poder e subordinação e aos processos de inferiorização racial. Concluiu-se que os debates dos formadores de opinião do país, contribuem para invizibilizar a reprodução das desigualdades raciais no Brasil, através da negação e naturalização do racismo. Este trabalho indica a necessidade de se acompanhar as concepções implícitas e explícitas presentes nas obras literárias e nas formas de suas supressões, para que não haja a reprodução de quaisquer espécies de pensamentos discriminatórios.
Abstract: This paper presents analysis of the positions and interpellations of various social groups that have out because of the National Education Council report publication no. 15/2010, from September 1, 2010, and its review 6/2011 from June 1, 2011. The first report requests the suspension of the book ‘Caçadas de Pedrinho’ by the govern, and demands new editions to come with an explanatory note about the racism present in the book, and advises schools to use the work with the mediation of a teacher that comprehends the historical process that generated racism in Brazil. To make it possible Monteiro Lobato’s biographical aspects were raised and a study of the mantioned work to check out its racist content. Reports and its manifestation were researched, analysis of the power and subordination relations and for racial inferiorization process under an ideological perspective were preceded. It was possible to conclude that the country opinion makers’ debates contributed to make reproduction of racial inequalities impossible in Brazil, through the negation and naturalization of racism. This paper denotes the need to follow the implicit and explicit conceptions present in literary work and in its deletion ways, so that there is no reproduction of any kind of discriminatory thoughts.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33174
Issue Date: 4-Mar-2016
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

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