Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33175
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Paulo Henrique de Queiroz Nogueirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8909526439792166pt_BR
dc.creatorMaria Auxiliadora de Araújo Menezespt_BR
dc.date.accessioned2020-04-08T15:14:48Z-
dc.date.available2020-04-08T15:14:48Z-
dc.date.issued2016-04-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33175-
dc.description.abstractThroughout history, the inclusion process comes suffering changes, when related to the paper of the school in the overcoming of the preconception and discrimination of sort. The objective of the study was to tell to the conceptions and beliefs of the professors and the pedagogues in relation to the questions of the preconception of sort (masculine and feminine) of a public school of Ipatinga/MG, to tell to the process of inclusion of these pupils and the difficulties that the professionals present. An interview half-structuralized with the professionals was carried through (professors and pedagogues) for, to understand its formation, and as they deal in such a way with the preconception of sort in classroom as mainly in the hour of the recreation that is the moment where the pupils if they feel freer to express what they weigh, as well as understanding which is the paper of the school front to these questions and if this paper really is exerted. As result, it was observed that all the interviewed ones, possess formation and has age between 27 and 42 years. The interviewed ones had made diverse considerations on the discrimination that exists being boys and girls and had told that a school is inclusive when it observes all the differences and it promotes the right to all to feel equal without preconception being taken care of equally in its necessities. The school which works cannot be considered total inclusive had the conception of the parents and of the community and until same of some professionals in relation to the subject considered in the study what it makes it difficult the development of an opened work more to these questions Is concluded that in such a way pedagogues how much teachers desire an inclusive and open school to the diversity where all the pupils without distinction, can be developed in its amplitude.pt_BR
dc.description.resumoAo longo da história o processo de inclusão vem sofrendo mudanças, quando relacionado ao papel da escola na superação do preconceito e discriminação de gênero. O objetivo do estudo foi relatar as concepções e crenças dos professores e dos pedagogos em relação às questões do preconceito de gênero (masculino e feminino) de uma escola pública de Ipatinga/MG, relatar o processo de inclusão desses alunos e as dificuldades que os profissionais apresentam. Foi realizada uma entrevista semiestruturadas com os profissionais (professores e pedagogos) para, compreender sua formação, e como lidam com o preconceito de gênero tanto em sala de aula como principalmente na hora do recreio que é o momento em que os alunos se sentem mais livres para expressarem o que pesam, bem como entender qual é o papel da escola frente a essas questões e se esse papel é realmente exercido. Como resultado, observou-se que todos os entrevistados, possuem formação e tem idade entre 27 e 42 anos. Os entrevistados fizeram diversas considerações sobre a discriminação que existe ente meninos e meninas e relataram que uma escola é inclusiva quando observa todas as diferenças e promove o direito a todos de sentirem iguais sem preconceito sendo atendidos igualmente em suas necessidades. A escola ao qual trabalham não pode ser considerada totalmente inclusiva devido à concepção dos pais e da comunidade e até mesmos de alguns profissionais em relação ao tema proposto no estudo o que dificulta o desenvolvimento de um trabalho mais aberta a essas questões. Conclui-se que tanto pedagogos quanto professoras desejam uma escola inclusiva e aberta à diversidade onde todos os alunos sem distinção, possam se desenvolver em sua amplitude.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectConcepções e mitopt_BR
dc.subjectDiscriminação de gêneropt_BR
dc.subjectPapel da escolapt_BR
dc.titleO papel da escola na superação do preconceito e discriminação de gêneropt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DORINHA MNOGRAFIA PAULO 14 DE MARÇO.pdf249.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.