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dc.contributor.advisor1Sérgio Dias Cirinopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5814689441373913pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Johanna Katiuska Monagredapt_BR
dc.creatorJúnia Maria Sampaio Vianapt_BR
dc.date.accessioned2020-04-08T15:25:56Z-
dc.date.available2020-04-08T15:25:56Z-
dc.date.issued2016-03-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33181-
dc.description.abstractThe media, through its various communication tools, has a decisive role in the transmission, perpetuation and introduction of ideologies and standardized content and integrated with certain interests. Racism is an example of this form behavior identified and deconstructed may be in a form of resistance and struggle against prejudice. Therefore, the study examined 403 images using people, selecting, of these, 394 ads coming from a private education institution in Belo Horizonte, seeking to identify the representation of black and the presence of classic stereotypes in them. Met 25% black representation in the analyzed materials, but these values arrived at 13% of representation when it counts the number of black characters in relation to the total. As to gender, there is a prevalence of men (53%) over female (47%) in publications. In addition, we calculated the rate of whiteness, that is to divide the number of whites by black characters. It has 1706 characters, with 1477 white or non-black and 229 blacks. Getting the ratio of the values we have the rate of 6.45, that is, for every black character present in institutional advertisements, there are about seven white or unrepresented blacks. Some images were commented, as will be the black image associated with classic stereotypes, where the only representation was not found in the primitive man. Therefore, despite its limitations, the study pointed to the little representation of black in the institution's promotional materials in question and the stigmatization of its image through classic stereotypes. Under this view, it questions the role of the school as a racist ideas transmitter, whereas it should contribute to its elimination.pt_BR
dc.description.resumoA mídia, através de seus vários instrumentos de divulgação, tem papel determinante na transmissão, perpetuação e introdução de ideologias e conteúdos padronizados e integrados a determinados interesses. O racismo é um exemplo dessa forma comportamento que identificado e desconstruído pode constituir-se em uma forma de resistência e luta contra o preconceito. Portanto, o trabalho analisou 403 imagens utilizando pessoas, selecionando, destes, 394 anúncios oriundos de uma instituição de ensino privado de Belo Horizonte, buscando identificar a representatividade do negro e a presença de estereótipos clássicos nos mesmos. Encontrou-se 25% de representatividade negra nos materiais analisados, mas esses valores chegam à 13% de representatividade quando contamos o número de personagens negros em relação ao total. Quanto ao gênero, há uma prevalência do masculino (53%) sobre o feminino (47%) negro nas publicações. Além disso, calculou-se a taxa de branquidade, que consiste em dividir o número de personagens brancos pelos negros. Temos 1706 personagens, sendo 1477 brancos ou não negros e 229 negros. Obtendo a razão entre os valores temos a taxa de 6,45, ou seja, para cada personagem negro presente nos anúncios institucionais, há cerca de sete brancos ou não negros representados. Algumas imagens foram comentadas, quanto á possível associação da imagem do negro com estereótipos clássicos, onde a única representação não encontrada foi a do homem primitivo. Portanto, apesar das suas limitações, o estudo apontou a pouca representatividade do negro nos materiais de divulgação da instituição em questão e a estigmatização da sua imagem através de estereótipos clássicos. Sob essa ótica, questiona-se o papel da escola como transmissora de ideias racistas, ao passo que deveria contribuir para sua eliminação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectRepresentatividade negrapt_BR
dc.subjectEstereótipospt_BR
dc.titleRacismo e materiais de divulgação institucionais : uma discussão que passa pela escolapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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