Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33182
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Angela Maria Resende Vorcaropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8320150760770693pt_BR
dc.creatorJosélia Fernandes dos Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4468652071846346pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-08T15:28:19Z-
dc.date.available2020-04-08T15:28:19Z-
dc.date.issued2016-05-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33182-
dc.description.abstractThe aim of this study is to analyze the representation of women in textbooks, especially the ones used with first to fifth graders, offered by PNLD 2013/2015 (Programa Nacional do Livro Didático/ National Program of Textbooks) and chosen by Escola Estadual Pedro Faria, in Governador Valadares, MG. In this respect, the following chapters outline the concepts related to the study and the results collected through the analysis of the textbooks. The qualitative method was used in order to analyze, describe and discuss the selected pictures comprehensively in the examined material. In this research, some of the conclusions confirm that textbooks reinforce traditional ideas based on patriarchal society when they present women repeatedly as housewives performing house chores, and, when in labor market, they performing nursing and teaching activities, which refer to maternity.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso analisa a representação da mulher nos livros didáticos do ensino fundamental, especificamente, naqueles veiculados nas séries iniciais (1º ao 5º anos), por meio do PNLD 2013/2015, que foram escolhidos pela Escola Estadual Pedro Faria, na cidade de Governador Valadares. Neste âmbito, os capítulos que seguem explanam a respeito dos conceitos pertinentes ao estudo e dos resultados obtidos por meio da análise dos livros. O método empregado foi o qualitativo, tendo em vista que o trabalho analisa, descreve e problematiza as imagens selecionadas nas obras pesquisadas. Algumas das conclusões obtidas na pesquisa consistem na verificação de que os livros reforçam ideais tradicionais com gênese na sociedade patriarcal ao apresentar, reiteradas vezes, mulheres na posição de donas-de-casa, ocupando-se das tarefas domésticas e, quando no mercado de trabalho, executando atividades, também, voltadas para o cuidado e a instrução do outro, fator que remete ao destino da maternidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.titleA representação feminina nos livros didáticos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia revisada.pdf1.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.