Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33189
Type: Monografia (especialização)
Title: Omissão e invisibilidade da homofobia na escola tendo como ponto de partida o caso do adolescente Peterson Ricardo Teixeira
Authors: Jair Fortunato Dias Junior
First Advisor: Adriano Roberto Afonso do Nascimento
Abstract: Este artigo pretende analisar o caso do estudante Peterson Ricardo Teixeira de Oliveira, de 14 anos, cujo falecimento contém indícios fortes de relação com homofobia. Buscaremos observar basicamente dois fatores: a invisibilidade dada à questão da homofia, e a omissão da instituição de ensino e do estado frente ao assunto. Não queremos aqui buscar o culpado pela morte do estudante ou estigmatizar o sistema educacional, que, no geral, não está preparado para lidar com a diversidade sexual. O que buscaremos é analisar e compreender os elementos que orbitam no entorno desta omissão e negação da não heteronormatividade dentro das instituições educativas. Na introdução deste texto exporemos os motivos que nos inquietaram a abordar este assunto; também buscaremos definir o significado, que daremos nestas linhas, para o termo homofobia; assim, poderemos aplica-lo de uma maneira mais coerente com o acontecido com o estudante. Logo, iniciaremos um dialogo com as reportagens, que serão expostas na íntegra, afim de compreender como a homofobia se manifestou no caso do adolescente Peterson, em um contexto que conta com a participação da escola e do estado.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33189
Issue Date: 10-May-2016
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Jair final.pdf448.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.