Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33193
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carlos Magno Camargos Mendonçapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5492658161377541pt_BR
dc.contributor.referee1José Luiz Foureaux de Souza Júniorpt_BR
dc.contributor.referee2Felipe Moreirapt_BR
dc.creatorGuilherme Augusto da Silva Gomespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4675829413298677pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-09T11:05:12Z-
dc.date.available2020-04-09T11:05:12Z-
dc.date.issued2016-03-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33193-
dc.description.abstractThis paper proposes methodological bases, aiming at the need to discuss sexual diversity in the classroom using Brazilian Literature, which has as theme the homoeroticism or homoerotic characters, with the target audience of high school students. Thus, starting from the concept of homoeroticism from Costa (1992), sex education for diversity from Furlani (2007), the emancipation of the curriculum from Louro (2004), the silencing of sexual diversity from Miskolci (2010) and the survey of Brazilian authors that bring the theme from Camargo (2011). Then carried out analysis of some didactic books of Portuguese language, taking as its starting point the importance of literature as a discipline that allows the discovery of multiple faces of language in contact with different aspects of the Portuguese language, emphasizing it as a phenomenon and addressing the question to more consecrated authors in school education that leads to silencing of possible sex differences in literary texts. In the end, are proposed three forms of work of literary texts from the Cosson methodology (2009) that contribute to the reflection of teaching practices, which still silent the sexual diversity and do not propose new ways of dealing with prejudice.pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho propõe bases metodológicas, visando à necessidade de se discutir a diversidade sexual em sala de aula a partir do uso de Literatura Brasileira que traz como temática o homoerotismo ou personagens homoeróticos, tendo como público-alvo alunos do Ensino Médio. Para tal, parte da noção de homoerotismo, a partir de Costa (1992), da educação sexual para a diversidade a partir de Furlani (2007), da emancipação dos currículos a partir de Louro (2004), do silenciamento das diversidades sexuais baseado em Miskolci (2010) e do levantamento de autores brasileiros que trazem a temática a partir de Camargo (2011). Em seguida, realiza-se análise de alguns livros didáticos de Língua Portuguesa, tomando como ponto de partida a importância da Literatura como disciplina que possibilita a descoberta de múltiplas faces da linguagem em contato com diferentes aspectos da Língua Portuguesa, ressaltando ela como fenômeno e abordando a questão dos cânones no ensino escolar que leva ao silenciamento das diversidades sexuais possíveis nos textos literários. Por fim, são propostas três formas de trabalho de textos literários a partir da metodologia de Cosson (2009) que contribuem para a reflexão das práticas docentes que ainda silenciam as diversidades sexuais e não propõem novas formas de tratar os preconceitos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiversidade sexualpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA literatura de temática homoerótica como possibilidade de trabalho com o ensino médiopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_Guilherme Gomes.pdf2.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.