Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/33195
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marcelo Andrade Cattoni de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4442732824534071pt_BR
dc.creatorCamila de Almeida Mirandapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6825041168933925pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-09T11:09:54Z-
dc.date.available2020-04-09T11:09:54Z-
dc.date.issued2016-02-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33195-
dc.description.abstractThe teaching of human rights in Brazil has been evolving with the advent of the Constitution of 1988, which established the democratic rule of law. Along with the Statute of Children and Adolescents, the Law of Guidelines and Bases and National Curriculum Guidelines, the country now has a legislative assembly that establishes the obligation of the presence of themes of human rights in education. In this sense, it became necessary to inquire what are the challenges and prospects encountered by the educator on human rights in school and non-school contexts. Sought a literature review of articles published in top journals extract in order to understand what has been written on this theme by addressing education in primary, secondary and university levels. Established a parameter in the published works, seeking similarities and the differences, in order to investigate what has been produced on the teaching of human rights in Brazil and how it poses to the teachers in charge of minister this content.pt_BR
dc.description.resumoO ensino de Direitos Humanos vem evoluindo no Brasil com o advento da Constituição Federal de 1988, que consagrou o Estado Democrático de Direito. Juntamente com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei de Diretrizes e Bases e os Parâmetros Curriculares Nacionais, o País hoje possui um conjunto legislativo que estabelece a obrigatoriedade da presença de temas de Direitos Humanos na educação. Neste sentido, tornou-se necessário indagar quais são os desafios e perspectivas encontrados pelo educador em Direitos Humanos em contextos escolares e não escolares. Buscou-se uma revisão bibliográfica de artigos publicados em periódicos de extrato superior com o propósito de compreender o que já foi escrito sobre tal temática, abordando a educação nos níveis fundamental, médio e universitário. Estabeleceu-se um parâmetro entre os trabalhos publicados, buscando pontos convergentes e divergentes, com a finalidade de investigar o que vem sendo produzido sobre o ensino de Direitos Humanos no Brasil e o que representa para os professores encarregados de ministrarem esse conteúdo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de direitos humanospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDireitospt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.titleO ensino de direitos humanos : desafios e perspectivapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
MONOGRAFIA-CAMILA-DE-ALMEIDA-MIRANDA-mesclado.pdf597.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.