Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33195
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O ensino de direitos humanos : desafios e perspectiva
Autor(es): Camila de Almeida Miranda
Primeiro Orientador: Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira
Resumo: O ensino de Direitos Humanos vem evoluindo no Brasil com o advento da Constituição Federal de 1988, que consagrou o Estado Democrático de Direito. Juntamente com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei de Diretrizes e Bases e os Parâmetros Curriculares Nacionais, o País hoje possui um conjunto legislativo que estabelece a obrigatoriedade da presença de temas de Direitos Humanos na educação. Neste sentido, tornou-se necessário indagar quais são os desafios e perspectivas encontrados pelo educador em Direitos Humanos em contextos escolares e não escolares. Buscou-se uma revisão bibliográfica de artigos publicados em periódicos de extrato superior com o propósito de compreender o que já foi escrito sobre tal temática, abordando a educação nos níveis fundamental, médio e universitário. Estabeleceu-se um parâmetro entre os trabalhos publicados, buscando pontos convergentes e divergentes, com a finalidade de investigar o que vem sendo produzido sobre o ensino de Direitos Humanos no Brasil e o que representa para os professores encarregados de ministrarem esse conteúdo.
Abstract: The teaching of human rights in Brazil has been evolving with the advent of the Constitution of 1988, which established the democratic rule of law. Along with the Statute of Children and Adolescents, the Law of Guidelines and Bases and National Curriculum Guidelines, the country now has a legislative assembly that establishes the obligation of the presence of themes of human rights in education. In this sense, it became necessary to inquire what are the challenges and prospects encountered by the educator on human rights in school and non-school contexts. Sought a literature review of articles published in top journals extract in order to understand what has been written on this theme by addressing education in primary, secondary and university levels. Established a parameter in the published works, seeking similarities and the differences, in order to investigate what has been produced on the teaching of human rights in Brazil and how it poses to the teachers in charge of minister this content.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33195
Data do documento: 2-Fev-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA-CAMILA-DE-ALMEIDA-MIRANDA-mesclado.pdf597.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.