Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33196
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rafaela Vasconcelos Freitaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9399633841649417pt_BR
dc.creatorEvandro Moreira da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9099335915078309pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-09T11:11:33Z-
dc.date.available2020-04-09T11:11:33Z-
dc.date.issued2016-06-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33196-
dc.description.abstractThe ways of thinking and acting contemporaries, anchored in binarisms crystallized, are producers of correct said existential models in which do not fit and are not tolerated experiences on sexuality and gender dissonant “hetero- white - male -normative” pattern. The society, which is presented as a given naturally made, but that actually is the result of a historical process of power struggle , legitimizes inequality producing violence and excluding dissonant beings , and , in this itinerary, has the action of the institution school as a maintenance tool for your order and its paradigms . This work seeks to question the school routine of TTT people 's through their stories of lives - that are stories of courage , feelings , coping - interweaving these narratives to a theoretical reflection and from there to rethink an authoritarian model of thought system that crosses all social bodies and , therefore, permeates teaching practices and curriculum construction.pt_BR
dc.description.resumoOs modos de pensar e agir contemporâneos, ancorados em binarismos cristalizados, são produtores de modelos existenciais ditos corretos, nos quais não se enquadram e não são toleradas as experiências em sexualidade e gênero dissonantes do padrão “hetero-brancomacho-normativo”. A sociedade , que se apresenta como um dado naturalmente constituído, mas que, na verdade, é fruto de um processo histórico de disputa de poder, legitima as desigualdades produzindo violência e exclusão dos seres dissonantes e, nesse itinerário, conta com a ação da instituição escola como instrumento de manutenção de sua ordem e seus paradigmas. Este trabalho busca problematizar o cotidiano escolar de pessoas transsexuais, travestis e transgêneras através de suas trajetórias escolares – que são histórias de coragem, de sentimentos, de enfrentamento – entretecendo essas narrativas a uma reflexão teórica e a partir disso repensar um modelo autoritário de regime de pensamento que atravessa todas as instâncias sociais e, por isso mesmo, permeia práticas pedagógicas e construções curriculares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Genero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectHeteronormatividadept_BR
dc.subjectDesigualdadespt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectTranssexuaispt_BR
dc.titleTransexualidades e travestilidades no espaço escolar heteronormativo : as respostas da escola a quem desafia as imposições de gêneropt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.