Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33203
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiz Carlos Villaltapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4616630410503933pt_BR
dc.creatorAmarildo da Silva Araujopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3151154210553239pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-09T11:25:39Z-
dc.date.available2020-04-09T11:25:39Z-
dc.date.issued2016-04-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33203-
dc.description.abstractWomen's achievements in recent times have advanced in various fields such as labor, right to the body in order to live their sexuality and to make their choices. They became active agents of their interests and their will. In sports, particularly in football, a predominantly male place, is a local of education, preservation and public expression of traditional masculinity norms. However, in women's football has been recognized advances. This study aims to identify the representations of male and female students about women's football in a public school at Belo Horizonte. Methodology employs document analysis and the technique of the focal group with participation of eight students. Results indicate that in this educational institution, the predominant imperative of masculinity in football is based on the distinction of men and women by biological criteria and not by the social construction of sex, or gender. This has meant prejudice, inequality, hierarchy and sexism to the practice of women's football.pt_BR
dc.description.resumoAs conquistas das mulheres nos últimos tempos têm avançado em diversos campos, no trabalho, no direito ao corpo, na forma de viver a sua sexualidade e de fazer as suas escolhas. Com isso, elas vêm se tornando agentes ativas dos seus interesses e das suas vontades. No esporte, em especial, o futebol, predominantemente masculino, representa um local de ensino, de preservação e de expressão pública das normas tradicionais de masculinidade. Em linhas gerais, porém, no futebol feminino, têm ocorrido reconhecidos avanços. Este estudo tem por objetivo identificar as representações dos alunos e alunas sobre o futebol feminino em uma escola pública de Belo Horizonte. Como metodologia, utilizou a análise de documentos e a técnica do grupo, com a participação de oito estudantes. Os resultados indicam que, na instituição escolar em questão, predomina o imperativo da masculinidade no futebol, baseado na distinção de homens e mulheres por critérios biológicos e não pela construção social do sexo, ou seja, por gênero. Isso tem implicado preconceitos, desigualdades, hierarquias e sexismo para com a prática do futebol feminino.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFutebol femininopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.titleAs representações dos alunos e alunas sobre o futebol feminino em uma escola pública de Belo Horizontept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GDE Monografia Futebol Feminino Amarildo Araujo FINAL.pdf185.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.