Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/33205
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Atravessamentos no processo da inclusão escolar
Autor(es): Alexandra de Paula Oliveira
primer Tutor: Marco Aurélio Máximo Prado
primer Co-tutor: Bárbara Gonçalves Mendes
Resumen: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, realizada através de um estudo bibliográfico. Tem como intuito descrever sobre os atravessamentos no processo da inclusão escolar. A palavra atravessamento neste trabalho deve ser entendida como as barreiras que de alguma forma interferem na prática efetiva da inclusão escolar. Os estudos apontam diversos entraves no processo da inclusão escolar na prática. Desta forma esse trabalho visa aponta-los de uma forma geral, na visão dos profissionais da educação, do aluno e Estado que impedem que a inclusão escolar funcione na prática. Foi possível concluir que a inclusão é um processo sem volta, que na prática ainda não ocorre como deveria, mas que tem buscado formas para que de fato a inclusão ocorra.
Abstract: This work it is a qualitative research of descriptive, conducted through a bibliographic study. It has the intention to describe about the crossings in the school inclusion process. The word traversal in this study should be understood as the barriers that somehow interfere with the effective practice of school inclusion. Studies indicate several barriers in the school inclusion process in practice. Thus this paper aims to point them in general, in view of professional education, student and state that prevent school inclusion work in practice. It was concluded that inclusion is a process of no return, which in practice does not occur as it should, but that has sought ways to actually inclusion occurs.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33205
Fecha del documento: 12-abr-2016
Aparece en las colecciones:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
ATRAVESSAMENTOS NO PROCESSO DA INCLUSÃO ESCOLAR.pdf419.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.