Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/33211
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Empoderamento e inclusão : o aluno negro e seu desempenho escolar |
Autor(es): | Elijane Márcia Miguel |
primer Tutor: | Cláudia Andréa Mayorga Borges |
Resumen: | Através deste trabalho, propus-me a elaborar e executar um projeto de Intervenção para conhecer a opinião dos alunos sobre as conclusões de pesquisas recentes sobre os rendimentos dos alunos negros na escola.Com o objetivo geral de construir, com os alunos da Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa (EMGTC) um conjunto de ações pedagógicas de caráter permanente para ajudar os alunos negros há aumentar o sucesso escolar e corrigir a distorção dos rendimentos no 5° e 9° no da educação Básica, além de servir de apoio nas diferentes questões escolares. Uma das justificativas para esse trabalho foi o incentivo ao empoderamento do aluno negro para conscientizá-lo de sua condição histórica de discriminação e buscar superar suas dificuldades, visando à inserção na sociedade com mais dignidade, com a entrada qualificada no mercado de trabalho e boa qualidade de vida adquirida através do conhecimento. E, consequentemente, provocar o interior da escola no seu discurso de equidade e inclusão (ALBERNAZ; FERREIRA, FRANCO, 2002). De início, deparei-me com as seguintes questões: A escola é a mesma para todos? Porque ela gera resultados tão desiguais? Ao analisar e concluir que os alunos pardos e pretos acabam por se encontrarem nos níveis mais baixos de rendimento acadêmico, é possível prever uma inserção tímida no mercado de trabalho, sem muito destaque social e sem que tenham maiores ganhos financeiros e, assim, retroalimentem uma cadeia negativa de poucas condições e menores resultados. (SARAIVA, 2014.) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Curso: | Curso de Especialização em Genero e Diversidade na Escola |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33211 |
Fecha del documento: | 27-feb-2016 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC elijane 2016 finlizado 1.pdf | 207.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.