Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33211
Type: Monografia (especialização)
Title: Empoderamento e inclusão : o aluno negro e seu desempenho escolar
Authors: Elijane Márcia Miguel
First Advisor: Cláudia Andréa Mayorga Borges
Abstract: Através deste trabalho, propus-me a elaborar e executar um projeto de Intervenção para conhecer a opinião dos alunos sobre as conclusões de pesquisas recentes sobre os rendimentos dos alunos negros na escola.Com o objetivo geral de construir, com os alunos da Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa (EMGTC) um conjunto de ações pedagógicas de caráter permanente para ajudar os alunos negros há aumentar o sucesso escolar e corrigir a distorção dos rendimentos no 5° e 9° no da educação Básica, além de servir de apoio nas diferentes questões escolares. Uma das justificativas para esse trabalho foi o incentivo ao empoderamento do aluno negro para conscientizá-lo de sua condição histórica de discriminação e buscar superar suas dificuldades, visando à inserção na sociedade com mais dignidade, com a entrada qualificada no mercado de trabalho e boa qualidade de vida adquirida através do conhecimento. E, consequentemente, provocar o interior da escola no seu discurso de equidade e inclusão (ALBERNAZ; FERREIRA, FRANCO, 2002). De início, deparei-me com as seguintes questões: A escola é a mesma para todos? Porque ela gera resultados tão desiguais? Ao analisar e concluir que os alunos pardos e pretos acabam por se encontrarem nos níveis mais baixos de rendimento acadêmico, é possível prever uma inserção tímida no mercado de trabalho, sem muito destaque social e sem que tenham maiores ganhos financeiros e, assim, retroalimentem uma cadeia negativa de poucas condições e menores resultados. (SARAIVA, 2014.)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Genero e Diversidade na Escola
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33211
Issue Date: 27-Feb-2016
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC elijane 2016 finlizado 1.pdf207.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.