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http://hdl.handle.net/1843/33216
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Erika Lourenço | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9333855493250078 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Deborah Rosária Barbosa | pt_BR |
dc.creator | Lourdes Eduardo Lopes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-09T11:44:46Z | - |
dc.date.available | 2020-04-09T11:44:46Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33216 | - |
dc.description.resumo | A educação inclusiva concebe a escola como um espaço de todos, então mais do que nunca, é preciso se importar com a inclusão dos alunos com deficiência de forma adequada. Este texto tem o objetivo de propor reflexões sobre o caráter inclusivo e materialidade na prática em sala de aula. Para que a inclusão aconteça de fato, faz se necessário estarmos atentos com as práticas e os recursos utilizados. Elas devem estar presentes nos planejamentos. Para isso, foi realizado um questionário com os professores. Os resultados indicaram a necessidade de confeccionar alguns materiais, de maneira que todos os alunos se envolvessem com as atividades em sala de aula. Com isso ficou evidente que é possível ofertar práticas inclusivas que possibilitam a aprendizagem de todos. O plano de ação foi realizado com oficinas e discussões acerca de práticas inclusivas, acreditando que não existe receita, e sim uma busca constante de (re) significações das práticas para que atenda a diversidade da sala de aula. Assim com base na avaliação do projeto, percebe-se que é possível a aprendizagem de todos, e que, mesmo com limitações, é imprescindível acreditar e investir para obter resultados positivos. Palavras-chave: Práticas inclusivas; materialidade; criança com deficiência. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Práticas inclusivas | pt_BR |
dc.subject | Materialidade | pt_BR |
dc.subject | Criança com deficiência | pt_BR |
dc.subject.other | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.other | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.other | Inclusão em educação | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de educação especial | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças deficientes | pt_BR |
dc.subject.other | Distúrbios da aprendizagem nas crianças | pt_BR |
dc.title | Práticas Inclusivas e materialidade | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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TCC Laseb 2019.pdf | 1.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
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