Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33216
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Erika Lourençopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9333855493250078pt_BR
dc.contributor.referee1Deborah Rosária Barbosapt_BR
dc.creatorLourdes Eduardo Lopespt_BR
dc.date.accessioned2020-04-09T11:44:46Z-
dc.date.available2020-04-09T11:44:46Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33216-
dc.description.resumoA educação inclusiva concebe a escola como um espaço de todos, então mais do que nunca, é preciso se importar com a inclusão dos alunos com deficiência de forma adequada. Este texto tem o objetivo de propor reflexões sobre o caráter inclusivo e materialidade na prática em sala de aula. Para que a inclusão aconteça de fato, faz se necessário estarmos atentos com as práticas e os recursos utilizados. Elas devem estar presentes nos planejamentos. Para isso, foi realizado um questionário com os professores. Os resultados indicaram a necessidade de confeccionar alguns materiais, de maneira que todos os alunos se envolvessem com as atividades em sala de aula. Com isso ficou evidente que é possível ofertar práticas inclusivas que possibilitam a aprendizagem de todos. O plano de ação foi realizado com oficinas e discussões acerca de práticas inclusivas, acreditando que não existe receita, e sim uma busca constante de (re) significações das práticas para que atenda a diversidade da sala de aula. Assim com base na avaliação do projeto, percebe-se que é possível a aprendizagem de todos, e que, mesmo com limitações, é imprescindível acreditar e investir para obter resultados positivos. Palavras-chave: Práticas inclusivas; materialidade; criança com deficiência.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas inclusivaspt_BR
dc.subjectMaterialidadept_BR
dc.subjectCriança com deficiênciapt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherInclusão em educaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores de educação especialpt_BR
dc.subject.otherCrianças deficientespt_BR
dc.subject.otherDistúrbios da aprendizagem nas criançaspt_BR
dc.titlePráticas Inclusivas e materialidadept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Laseb 2019.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.