Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33217
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Paulo Henrique de Queiroz Nogueirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8909526439792166pt_BR
dc.creatorBaltazar Nunes de Sousapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2254332628118014pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-09T11:46:08Z-
dc.date.available2020-04-09T11:46:08Z-
dc.date.issued2016-03-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33217-
dc.description.abstractThis theoretical analysis work was developed with the aim of showing how much the lack of copies of textbooks books in school libraries can contribute to the silencing of discrimination and considered deviant. The choice of texts and textbooks books that address the topic was due to the theories studied during classes on campus. A vast literature that addresses gender, sexuality, homosexuality, binary, hegemony and heteronormativity, prompted me to delve into the issue and analyze how the subject is or is not inserted at school. As it is addressed and, if not the consequences suffered by subjects who adopt a different way to experience their sexuality. Numerous questions arose tried to address all simply because they do not lack theory on the subject, but they are a very technical language difficult even to understand the most attentive. The construction of identities although volatile, are directly linked to the subject's sexuality, starting with the binary, man / woman assigned them an identity even before birth. I sought to clarify and understand the difference between gender and sexuality. I worried a lot in explaining how social behaviors, sexual option, constructed identities socially serve as a pretext to silence, discriminate the subjects of sexuality that do not fit within the hegemonic heterosexuality. How feminist and gay movements have been effective in winning rights and equality, each in its own way, making it visible, leaving the abject condition to the condition of human beings. How much silence has been a significant element in the invalidation of the subjects considered deviant in all social spaces, including the school environment, when it avoids bringing to discuss sexuality, their meanings in the lives of socials subjects. And finally do an analysis of sexuality and social dimensions and the various regulatory mechanism and silencing the subjects making a very subtle connection with feminist movements.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de análise teórica foi desenvolvido com o objetivo de mostrar, o quanto a falta de exemplares de livros paradidáticos nas bibliotecas escolares podem contribuir para o silenciamento e discriminação dos considerados desviantes. A escolha dos textos e livros paradidáticos que abordam a temática se deu em função das teorias estudadas durante as aulas no campus. Uma vasta literatura que aborda gênero, sexualidade homossexualidade, binarismo, hegemonia e heteronormatividade, instigou-me a aprofundar no assunto e analisar o quanto a temática está ou não inserida no espaço escolar. Como é abordada e, em caso negativo as consequências que sofrem os sujeitos que adotam uma forma diferente de vivenciar a sua sexualidade. Inúmeras perguntas surgiram procurei abordar a todas de maneira simples, pois não falta teoria sobre o assunto, mas estão num linguajar muito técnico dificultando até mesmo a compreensão dos mais atentos. A construção das identidades embora seja voláteis, estão diretamente ligadas à sexualidade dos sujeitos, a começar pelo binarismo, homem/mulher atribuíndo-lhes uma identidade antes mesmo de nascer. Procurei clarear e entender a diferença entre gênero e sexualidade. Preocupei-me muito em explicitar o quanto os comportamentos sociais, a opção sexual, as identidades construídas socialmente servem de pretexto para silenciar, discriminar os sujeitos de opção sexual que não se encaixam dentro da heteronormatividade hegemônica. O quanto os movimentos feministas e homossexuais tem sido efetivos na conquista de direitos e igualdade, cada qual a seu modo, tornando se visíveis, saindo da condição da abjetos para a condição de seres humanos. O quanto o silêncio tem sido o elemento significante na anulação dos sujeitos considerados desviantes em todos os espaços sociais, incluindo o espaço escolar, quando se evita trazer para a discussão a sexualidade, seus significados na vida dos sujeitos sociais. E por fim faço uma análise sobre a sexualidade e as dimensões sociais e os vários mecanismo de regulação e silenciamento dos sujeitos fazendo uma conexão bem sutil com os movimentos feministas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectSilênciopt_BR
dc.subjectHeteronormatividadept_BR
dc.titleSexualidade e gênero : o silenciamento através do ocultamento de livros sobre sexualidade e gênero nas bibliotecas escolares, e como este simulacro contribui para a fomentação da homofobia e discriminaçãopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC (3).pdf507.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.