Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33225
Type: Monografia (especialização)
Title: Educação na diversidade sexual e a juventude privada de liberdade : realidades e desafios
Authors: Edmarcius Carvalho Novaes
First Advisor: Sérgio Dias Cirino
Abstract: A existência de políticas educacionais para a diversidade sexual no Brasil se dá a partir da garantia de Direitos Humanos preconizados na Constituição da República de 1988, que consagrou o respeito à dignidade da pessoa como um de seus pilares. Neste sentido, nos últimos anos, uma série de políticas educacionais que valorizam a diversidade humana, sobretudo no que se refere às questões de afetivo-sexuais, são executadas primando pelo respeito às diversidades. Por outro lado, este mesmo ordenamento jurídico encontra guarita na Constituição da República, que garante uma série de direitos à adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em decorrência da prática de atos infracionais, em Centros Socioeducativos, entendendo-os como seres humanos em plena fase de desenvolvimento, em todos os seus aspectos. Neste sentido, tornou-se necessário indagar como tais adolescentes vivenciam suas sexualidades enquanto cumprem as medidas de privação de liberdade. Para tanto, buscouse a realização em uma pesquisa qualitativa, a partir da realização de entrevistas de campo com 10 adolescentes do Centro Socioeducativo em Governador Valadares para conhecer os discursos que estes apresentam sobre suas sexualidades naquele território. Assim, percebeu-se uma carência de políticas educacionais para a diversidade sexual voltada aos adolescentes autores de atos infracionais, que encontram-se em cumprimento de medidas socioeducativas de privação de liberdade, o que favorece à prática de atos sexuais entre adolescentes do mesmo sexo sem proteção à saúde, além de posicionamentos homofóbicos entre os próprios adolescentes e os agentes socioeducativos.
Abstract: The existence of educational policies for sexual diversity in Brazil is from the guarantee of human rights envisaged in the Constitution of 1988 established the respect for the dignity of the person as one of its pillars. In this regard, in recent years, a series of educational policies that value human diversity, especially with regard to affective-sexual issues are performed by prioritizing respect for diversity. On the other, this same law is guardhouse in the Constitution, which guarantees a series of rights to the teenagers who meet educational measures due to the practice of illegal acts in Socio-Educational Centres, understanding them as human beings in full development phase, in all its aspects. In this sense, it has become necessary to ask how these teens experience their sexuality while complying with the measures of deprivation of liberty. To this end, we sought the realization of a qualitative research, from conducting field interviews with 10 adolescents Socio Center in Governador Valadares, knowing the speeches they have about their sexuality that territory. Thus, it was noticed a lack of educational policies for sexual diversity geared to adolescents who have committed crimes that are in compliance with educational measures of deprivation and freedom, which favors the practice of sexual acts between teenagers of the same sex without health protection, and homophobic positions between themselves adolescents and youth agents.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33225
Issue Date: 5-Mar-2016
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Edmarcius Carvalho Novaes - Versão Final.pdf655.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.