Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33226
Type: Monografia (especialização)
Title: Relação de gênero e diversidade em uma escola de ensino fundamental de Contagem
Authors: Beatriz Rodrigues
First Advisor: Frederico Machado Viana
First Co-advisor: Isabella Tymburibá
Abstract: A instituição escolar tem papel fundamental não só na socialização do conhecimento, mas na construção de valores, crenças, hábitos e preconceitos. E, considerando que sua atuação pode ser tanto construtora de relações igualitárias, quanto reprodutora de desigualdades, a presente pesquisa teve por objetivo realizar uma análise do ambiente escolar acerca das questões relacionadas a gênero, raça e diversidade sexual em uma escola da rede pública de Contagem. A pesquisa de cunho qualitativo foi realizada em duas etapas, na primeira realizouse uma revisão bibliográfica em livros, publicações científicas, legislações e decretos municipais; e, na segunda, aconteceu o trabalho de campo, onde foi possível fazer observações do ambiente escolar e realizar entrevistas com professores e demais funcionários que consentiram em participar da pesquisa. Todas as informações coletadas foram autorizadas através do termo de Livre Consentimento. Os resultados da pesquisa apontaram que na escola pesquisada há uma forte tendência na reprodução de condutas discriminatórias, seja em relação a raça, gênero ou diversidade sexual. No tocante a questões raciais, para a implementação da Lei 10.639/03(alterada pela Lei 11.645/08), a escola avançou bem, teve um trabalho consistente, no entanto, há ainda resistências e muitas situações de discriminação racial. Da mesma forma acontece com as questões de gênero, o binarismo homem/mulher é reproduzido através das filas, dos brinquedos, das práticas pedagógicas, enfim, a mulher ainda é colocada hierarquicamente como inferior ao homem. Os corpos são controlados, classificados, excluídos. A diversidade sexual é ignorada, e, desta forma, torna-se invisibilizada. Alguns fatores podem estar contribuindo para esta realidade, entre eles, o preconceito que cada um carrega consigo, pouco interesse por formação nesta área e interferência da família. Ressalta-se que, apesar de o município contar com um aparato de políticas públicas voltadas ao tratamento da diversidade, elas não tem sido efetivamente apropriadas pela instituição pesquisada.
Abstract: The school plays a fundamental role not only in the socialization of knowledge, but in the construction of values, beliefs, habits and prejudices. And considering that its performance can be both builder of equal relations, as reproducer of inequalities, the present study aimed to carry out an analysis of the school environment on issues related to gender, race and sexual diversity in a public school of Contagem. The qualitative and quantitative nature of research was conducted in two stages, the first was a literature review of books, scientific publications, laws and municipal ordinances, and in the second, there was the field work, it was possible to make observations of the school environment and conduct interviews with teachers and other employees who agreed to participate. All information gathered was authorized by the Free Consent Term. The research results suggest that there are at school searched a strong trend in the reproduction of discriminatory conduct, whether in respect of race, gender or sexual diversity. Concerning racial issues, for the implementation of Law 10.639 / 03, the school has advanced well, had a consistent work, however, there is still resistance many situations of racial discrimination. Similarly happens with gender issues, the binary man/woman is played through the rows, toys, pedagogical practices, in short, the woman is still hierarchically placed as inferior to men. The bodies are controlled, classified, or deleted. Sexual diversity must not be discussed, and thus, it becomes invisibilized. Some factors may be contributing to this reality, among them, the prejudice that each carries, lack of education, family pressures, religious discourses. It is emphasized that, although the city count on an apparatus of public policies aimed at treatment of diversity, they have not been duly appropriated by the institution.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33226
Issue Date: 3-Mar-2016
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC GDE BEATRIZ RODRIGUES 03 de março 2016.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.