Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/33253
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A formação dos coordenadores pedagógicos promovida por uma diretoria regional do município de Belo Horizonte
Autor(es): Flávia Ávila Fernandes Mol Pereira
primer Tutor: Maria José Batista Pinto Flores
primer miembro del tribunal : Daniel Fabian Roca Flores Pinto
Resumen: O objetivo desta pesquisa foi fazer uma análise sobre a Formação das Coordenadoras Pedagógicas que atuam na Rede Municipal de Belo Horizonte, bem como das Coordenadores das Creches Parceiras da Rede Municipal de Belo Horizonte promovida pela DIRE-CS, Diretoria Regional de Educação - Centro Sul. Foi investigado um grupo de Coordenadores Pedagógicos das EMEIs e Creches Parceiras, que desenvolvem seu fazer pedagógico a partir das orientações previstas na lei 11.132/2018. As mesmas foram entrevistadas com a intenção de averiguar como veem as formações continuadas propostas pela DIRE-CS e se os temas das formações atendem às demandas das suas instituições. O estudo se pautou em uma abordagem qualitativa por meio de revisão bibliográfica e como instrumento de coleta de dados foi realizado questionário. Tal questionário foi aplicado em umas das formações periódicas na DIRE-CS, no mês de agosto de 2019. Utilizou-se como referencial teórico Gadotti (2008), Paro (2006), Longarezzi e Alves (2009). A partir dos resultados obtidos, destaca-se a importância do diálogo entre as referências pedagógicas da DIRE-CS e as Coordenadoras Pedagógicas, para definição dos temas a serem abordados nas formações, bem como uma maior articulação entre as mesmas, levando as Coordenadoras a perceberem que tais formações são também um momento de Formação Continuada e que os temas precisam ser repassados ao grupo de professoras da instituição na qual atuam como Coordenadoras Pedagógicas, promovendo então, um momento de formação continuada com o grupo docente, alinhando suas ações como também formadoras dos professores e promotoras da Educação Infantil.
Abstract: The goal of the following research is to analyze the training of the coordinators that act in the Municipal Network of Belo Horizonte, as well as the Coordinators of day-cares partners of the Municipal Network of Belo Horizonte sponsored by the DIRE-CS, Regional Board of Education - Center South. The subject of the study was a group of Pedagogic Coordinators from the EMEIs and partner Day-Cares that develop their teaching methods following the 11.132/2018 law. These Coordinators were interviewed in order to understand how they saw the continual training proposed by the DIRE-CS and if the themes of the trainings would meet the demands of their institutions. The study was based on a quality focused approach through bibliographic review and a survey was done in order to collect dada. Said survey was implemented in one of the continuous trainings at DIRE-CS in august 2019. The theoretical framework used was Gadotti (2008), Paro (2006), Longarezzi e Alves (2009). From the results achieved, what stood out was importance of dialogue between the pedagogical references of DIRE-CS and the pedagogical Coordinators when choosing which themes the continuous trainings should have and the need for better communication between themselves. The Coordinators realized, based on this, that the trainings were also a context of continuing vocation training e that the themes of these must be shared and taught to the other teachers at the institution in which they work as Coordinators. Thus, the faculty would have the opportunity to partake in the continuous training and align their approach in order to form teachers and follow the pedagogical guidelines proposed for children’s education.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33253
Fecha del documento: 7-dic-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
CPE_LASEB2019_FLÁVIA - Copia.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons