Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33255
Type: Monografia (especialização)
Title: Famílias sem moradia e mães protagonistas: construindo relações de pertencimento com a escola
Authors: Daise Aparecida Palhares Diniz Silva
First Advisor: Juliana Batista dos Reis
First Referee: Ana Amélia Laborne
Abstract: No final de 2017 e início de 2018, um prédio abandonado e sem acabamentos foi ocupado por famílias sem moradia em um bairro de classe média alta de Belo Horizonte. A chegada das crianças dessas famílias na EMEI causou grande impacto na comunidade escolar com suas presenças e seus corpos lidos socialmente como simples. Atraiu olhares de controle e preconceito por parte de algumas famílias já atendidas na escola. Essas famílias começaram a frequentar a escola, porém não se sentiam pertencentes ao ambiente escolar. O presente trabalho teve como objetivo principal conhecer o coletivo desigual da ocupação Antonieta de Barros e articular ações que pudessem promover e fortalecer a relação de pertencimento das famílias desse coletivo com a comunidade escolar da EMEI. Para realizar a discussão teórica foi utilizado o conceito de coletivos feitos desiguais de Miguel Arroyo, que contextualiza a situação de desigualdades que vivem os coletivos sociais e suas outras formas de construção de conhecimento, as outras pedagogias. Foi utilizada a ideia de Judith Butler dos corpos inelutáveis, aqueles que estão tão desprovidos de condições de sobrevivência que para a sociedade não valem a pena lutar por eles. O trabalho discute o protagonismo de mães negras, pobres, sem moradia, sem trabalho na luta diária por melhores condições de vida para seus filhos. Destaca nas mães protagonistas, a união, o cooperativismo, valores afro-brasileiros encontrados na relação que mantém, uma cuidando da outra e de seus filhos. Para contribuir com a reflexão sobre o ser negro nestes espaços, e o preconceito vivido por essas famílias e suas crianças, a contribuição com os trabalhos de Nilma Lino Gomes. A partir de uma situação ocorrida na EMEI em 2019, a pesquisa foi realizada com encontros com famílias da escola e da ocupação, ações com a participação das famílias e entrevista com as mães protagonistas. Ao final do período da pesquisa, o contato com as mães e a certeza que elas possuem na luta por direitos, trouxe reflexões e mudanças para a prática da pesquisadora em sala de aula, mas principalmente como protagonista na luta diária por uma educação de mais qualidade, que se importa com o sujeito (a) e suas necessidades. Palavras-chave: Famílias sem moradia, mães protagonistas, coletivos desiguais, escola.
Abstract: In late 2017 and early 2018, homeless families occupied an abandoned and unfinished building in an upper-middle-class neighborhood of Belo Horizonte. The arrival of children from these families at EMEI has had a significant impact on the school community with their presence, and their bodies read as socially simple. It attracted glances of control and prejudice from some families already attended at school. These families began attending school but did not feel they belonged to the school environment. This study had as objective to investigate the Antonieta de Barros urban occupation as an unequal social group and to articulate actions that could promote and strengthen the sense of belonging to the families of this collective with the EMEI school community. The theoretical discussion is based on the conceptualization of unequal social groups by Miguel Arroyo, which contextualizes the situation of inequalities existent in the social collectives and their other forms of knowledge construction, the other pedagogies. Judith Butler's idea of the ineluctable bodies, those who are so devoid of survival conditions that society is not worth fighting for, is used. This study discusses the protagonism of black mothers, poor, homeless, and without work, that struggle for better living conditions for their children daily. The Brazilian afro principles, the union, and the cooperatives are fundamental values in the relationship between the protagonist mothers, one taking care of each other and their children. Nilma Lino Gomes' studies contribute to the reflection on being black in these spaces, and the prejudice experienced by these families and their children. From a situation that occurred at EMEI in 2019, the research was conducted from meetings, actions, and interviews with families already attended at school and families from the urban ocupation. The contact with the mothers and their belief in the fight for rights brought reflections and changes to the researcher’s practice in the classroom. However, this study also enabled that the researcher could appropriate her role in the daily struggle for higher quality education, caring about individuals and their needs. Keywords: Homeless families, protagonist mothers, unequal social groups.
Subject: Educação de crianças
Comunidade e escola
Família
Inclusão social
Igualdade na educação
Segregação na educação
Mães
Família - Habitações
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33255
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CPE_LASEB2019_DAISESILVA.pdfTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Coordenação Pedagógica.1.75 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons