Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33266
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | A biblioteca escolar e a literatura no processo de ensino da leitura para alunos do 3° ano do ensino fundamental |
Authors: | Lorena Alves Santos |
First Advisor: | Carlos Augusto Novais |
First Referee: | Leila Criatrina Bararos |
Abstract: | Este trabalho buscou investigar as contribuições das práticas de leitura literária realizadas na biblioteca escolar para o processo de formação de leitores proficientes e tem como público-alvo alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental. À instituição escolar cabe assegurar aos seus educandos o ingresso ao mundo letrado mediante a aprendizagem da leitura e da escrita, proporcionando o entendimento sobre seus usos e potencialidades e desenvolvendo a competência de agir/ser/interagir no meio social por meio da linguagem escrita. Neste sentido, as práticas empreendidas pretenderam fortalecer o ensino propiciado pela professora referência da turma na sala de aula. Para tal, procurou identificar as habilidades de leitura a serem apreendidas pelo público-alvo da pesquisa no decorrer do ano letivo e estruturar práticas de leitura no espaço da biblioteca que promovessem o alcance destas habilidades para, finalmente, avaliar as repercussões das práticas realizadas sobre o desenvolvimento das mesmas. Baseando-se nas teorizações de Cafiero (2005), Cosson (2007; 2018) e Soares (1998) sobre a leitura como um processo cognitivo e social que deve ser ensinado na perspectiva do letramento, o trabalho pontuou as contribuições da literatura e as potencialidades da biblioteca escolar como espaço educativo formador de leitores proficientes. Por meio da pesquisa-ação, refletiu-se sobre a prática realizada no próprio espaço de atuação da pesquisadora – a biblioteca – e analisaram-se os dados coletados a partir de questionários aplicados à professora referência da turma, além da observação participante. Os resultados evidenciaram a importância de um planejamento de ensino da leitura em longo prazo, bem como da dificuldade de se avaliar a aprendizagem das habilidades selecionadas, ainda que um passo importante tenha sido dado em direção à formação do hábito da leitura e do gosto pela leitura literária, características inerentes ao leitor proficiente. |
Subject: | Educação Educação de crianças Bibliotecas escolares Leitura Livros de leitura Interesses na leitura |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33266 |
Issue Date: | 7-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Lorena_Alves_ Santos_AL_LASEB.pdf | 2.83 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License