Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33271
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Sacola literária: prática de incentivo à leitura literária na educação infantil
Autor(es): Renata Cristina Sousa Freitas
Primeiro Orientador: Ana Paula da Silva Rodrigues
Primeiro membro da banca : Marcus Vinícius Rodrigues Martins
Resumo: O presente trabalho foi realizado a partir da aplicação do projeto “Sacola Literária” em uma turma de Educação Infantil, visando verificar como/se o referido projeto contribui para a construção do gosto pela leitura na Educação Infantil. De forma mais específica, buscamos estimular a leitura em âmbito familiar e verificar quais são os critérios elegidos pelas crianças durante o processo de escolha dos livros para leitura com a família. Assim, busca-se refletir sobre o papel do professor e da família como mediadores durante esse processo. Para tal discussão, utilizamos como embasamento teórico os conceitos de autores como Soares (2003), Zilbermam (1985), Cosson (2016), Bourdieu (2001) e Reyes (2010). A relevância dessa proposta se fundamenta na importância de se propor uma reflexão sobre as práticas de incentivo à leitura literária no contexto da sala de aula de educação infantil e sensibilizar as famílias sobre a importância do incentivo à literatura. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como qualitativa, sendo uma pesquisa-ação, uma vez que o plano foi aplicado pela própria professora pesquisadora e autora deste trabalho. Os resultados apontaram que o projeto “Sacola literária” contribui para a formação da criança como leitora, com destaque para a importância da parceria entre família e a escola.
Abstract: The present work was carried out from the “Literary bag” project in a kindergarten class, aiming to verify how and if the project contributes to the construction of the reading habit in early childhood education. More specifically, this work seeks to encourage the reading habit within the family and to verify what are the criteria chosen by the children throughout the process of choosing books for reading at home. Therefore, this paper attempts to reflect on the role of the family and the teachers as mediators along the process. For the discussion, theoretical concepts of authors such as Soares (2003), Zilbermam (1985), Cosson (2016), Bourdieu (2001) and Reyes (2010) were used. The relevance of this research is based on the importance of proposing a reflection on the practice of encouraging literary habit in early childhood education classes and raise awareness within the family environment about the importance of encouraging literature. Methodologically, the research is characterized as qualitative, being a research-action process, since the project was applied by the author herself. The results showed that the project “Literary bag” contributed to the formation of the children as readers, highlighting the importance of the partnership between family and school.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33271
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Renata_versão final_31_01_20 Repositorio.pdf2.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons