Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33274
Type: Monografia (especialização)
Title: A participação das famílias em reuniões escolares na Educação infantil: um estudo na EMEI Braúnas
Authors: Giulliana Drumond Pereira
First Advisor: Danielle Alves Martins
First Referee: André Augusto Deodato
Second Referee: Luciana Pereira de Sousa
Abstract: Este trabalho de pesquisa apresentou como objetivo identificar e analisar os diferentes fatores/motivos que interferem na ausência dos responsáveis em reuniões pedagógicas referentes aos seus filhos na Educação Infantil e mais especificamente verificar o índice de frequência nas turmas de Educação Infantil da EMEI Braúnas; visto que é perceptível a ausência de muitos familiares nestes momentos escolares. Além disto, identificamos e analisamos as justificativas apresentadas pelos responsáveis que se ausentam das reuniões além de descrevermos a percepção e o envolvimento de professores da Escola Municipal de Educação Infantil Braúnas quando pensam na reunião de pais. A pesquisa foi realizada com os familiares das crianças matriculadas que frequentavam a escola e com os professores em efetivo trabalho na EMEI Braúnas, localizada no município de Belo Horizonte. A referente pesquisa ocorreu no intervalo de agosto de 2018 a setembro de 2019. Analisamos os documentos que se referem às reuniões de pais: listas de frequência dos familiares, pautas de reuniões, bilhetes de convocação das famílias e as Proposições Curriculares do Município de Belo Horizonte e a Legislação educacional no que diz respeito à participação da família nas etapas da Educação Infantil. A pesquisa apontou os resultados e justificativas para as ausências dos familiares nas reuniões entre famílias e escola. As faltas não estão diretamente ligadas ao desinteresse dos familiares em participar das reuniões, mas aos fatores que interferem em sua participação, assim como: a data e horário de trabalho coincidir com as reuniões e a impossibilidade de dispensa do trabalho; a figura feminina assumindo uma nova posição no esquema familiar e, nesse sentido, precisa ausentar-se das atividades na escola dos filhos; a comunicação da escola com a família muitas vezes não tem se mostrado eficaz.
Abstract: This research paper aimed to identify and analyze the different factors / reasons that interfere with the absence of parents in pedagogical meetings regarding their children in kindergarten and more specifically to verify the frequency index in EMEI Braunas kindergarten classes; as it is noticeable the absence of many family members at these school moments.In addition, we identify and analyze the justifications presented by those who are absent from the meetings, and describe the perception and involvement of teachers at Braunas Municipal School of Early Childhood Education when they think about parent meetings.The research was carried out with the relatives of the enrolled children who attended the school and with the teachers working at EMEI Braunas, located in Belo Horizonte. This research took place from August 2018 to September 2019. We analyzed the documents that refer to parent meetings: family attendance lists, meeting schedules, family convocation tickets and the Curriculum Proposals of the Municipality of Belo Horizonte and Educational Legislation regarding family participation in the stages of early childhood education. The research pointed the results and justifications for the absences of the family members in the meetings between families and school. Absences are not directly related to family members’ lack of interest in attending meetings, but to factors that interfere with their attendance, such as: the date and time of work coincide with the meetings and the impossibility of being dismissed from work; the female figure assuming a new position in the family scheme and, in this sense, needing to be absent from activities in the children's school; school communication with the family has often not been effective.
Subject: Educação infantil
Educação de crianças
família - Escola
Pais e filhos - Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33274
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GIULLIANA _CPE_LASEB2019.pdf1.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.