Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33275
Type: Monografia (especialização)
Title: A construção do lugar de coordenador pedagógico na Educação Infantil: entre o proposto e o vivido
Authors: Iêda Ferreira Gomes Oliveira
First Advisor: Sandro Vinícius Sales dos Santos
First Referee: Lais Caroline Bitencourt
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo analisar as convergências e as tensões a respeito das atribuições do cargo da Coordenadora Pedagógica Geral 1 e da Coordenadora de Turno/ Apoio à Coordenação na Escola Municipal de Educação Infantil Sabinópolis. Tal tarefa foi realizada à luz do trabalho por elas exercido e em contraste com a lei 11.132/2018 que pontua sobre as competências da função do coordenador pedagógico no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Mesmo entendendo que esta lei salienta que o coordenador pedagógico tem como competência coordenar a gestão dos processos de ensino e aprendizagem, da avaliação escolar, de formação docente, de inclusão escolar de estudantes com deficiência e de educação para a cidadania e culturas. A demanda do cotidiano escolar submete o coordenador ao desenvolvimento de tarefas fragmentadas, individuais e solitárias. Deixando com que a sua estratégia de articulações de um plano de ação com a comunidade escolar se transforme em táticas que se restrinjam em resolver problemas do dia a dia, o que o leva a uma ação descontínua e sem resultados efetivos. Embasada por aportes teóricos que subsidiaram o processo de análise dos dados empíricos que foram apontados conceitos relevantes sobre a atuação e atribuições da Coordenadora Geral 1 e a Coordenadora de Turno/Apoio à Coordenação citados por autores como Araújo (2017), Santos (2015), Teixeira (2015), e legitimada a fala de professoras que atuaram e atuam nessa função foi concluído que, proveniente da averiguação da ação diária da ação da Coordenadora Pedagógica Geral 1 e da Coordenadora de Turno/Apoio à Coordenação pode-se entender que de legítimo nestes novos cargos têm apenas parte do que é citado na presente lei 11.132/2018. Visto que, essa lei não contempla ações em que o coordenador pedagógico, dentro do seu papel formador, é incitado a esclarecer inúmeras questões implícitas no cotidiano escolar. Palavras-chave: Coordenadores Pedagógicos. Atribuição. Legítimo. Cotidiano escolar.
Abstract: This research aimed to analyze the convergences and tensions regarding the duties of the position of the general Pedagogical Coordinator and the shift coordinator / Coordination Support at Sabinópolis Municipal School of Early Childhood Education. This task was performed in the light of the work performed by them and in contrast to the law 11.132 / 2018 that points out the competences of the role of the pedagogical coordinator within the Municipal Education Network of Belo Horizonte. Even understanding that this law stresses that the pedagogical coordinator has the competence to coordinate the management of teaching and learning processes, school evaluation, teacher training, school inclusion of students with disabilities and education for citizenship and cultures. However, the demand of daily school life submits the coordinator to develop fragmented, individual and solitary tasks. Letting your strategy of articulating an action plan with the school community turn into tactics that are restricted to solving everyday problems, which leads to discontinuous action without effective results. Based on theoretical contributions that supported the process of analysis of empirical data, relevant concepts were pointed out about the role and attributions of General Coordinator 1 and the shift coordinator/Support for Coordination cited by authors such as Araújo (2017), Santos (2015), Teixeira (2015) and legitimized the speech of teachers who worked and act in this role it was concluded that, from the daily action of the action of the General Pedagogical Coordinator and the shift coordinator/ Coordination Support can be understood that legitimate in these new positions have only part of what is cited in the present law 11.132 / 2018. Since, within this law, actions aren’t contemplated in which the pedagogical coordinator, with his formative role, is urged to clarify innumerable issues implicit in the school routine. Keywords: Pedagogical Coordinators. Assignment. Lawful. School daily life.
Subject: Educação de crianças
Coordenador pedagógico
Ambiente escolar
Ensino - Aprendizagem
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33275
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-IEDA.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.