Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33282
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dc.contributor.advisor1Danielle Alves Martinspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4616192526557663pt_BR
dc.contributor.referee1André Augusto Deodatopt_BR
dc.creatorMaria Clara Martins Ferreira Ducapt_BR
dc.date.accessioned2020-04-16T14:52:43Z-
dc.date.available2020-04-16T14:52:43Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33282-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo compreender as principais expectativas das famílias em relação ao atendimento da Educação Infantil, sob a perspectiva do público atendido em uma EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) de Belo Horizonte. O interesse por essa temática surgiu a partir das inquietações advindas da experiência e das vivências relacionadas à interação família X escola da pesquisadora enquanto coordenadora geral de uma instituição de Educação Infantil nessa cidade. O trabalho também aborda, por meio da literatura da área, as concepções e intenções educativas da cidade de Belo Horizonte para a Educação Infantil, o histórico desta etapa da Educação Básica e questões como diversidade, relação família X escola e atendimento de tempo integral. O principal intuito foi obter dados para a análise e discussão acerca das expectativas das famílias em relação à Educação Infantil, identificando e analisando se as suas expectativas estão mais relacionadas à dimensão do cuidado ou pedagógica. Além disso, permitiu fazer um paralelo com a proposta educativa para essa etapa da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino em que ela está inserida, possibilitando, assim, vislumbrar o fortalecimento da relação família X escola e a qualificação do atendimento da instituição. Para tanto foi realizada uma pesquisa por meio de questionário aplicado a algumas famílias com questões relacionadas ao perfil do público atendido e com a seguinte pergunta: qual o principal motivo que o(a) fez matricular sua criança na EMEI São Roque? As famílias que responderam o questionário têm crianças das faixas etárias entre um a cinco anos e frequentando a EMEI em diferentes tipos de atendimento (tempo parcial e integral). O corpo docente da instituição teve acesso à pesquisa e, também, a oportunidade de expor seus anseios, expectativas e hipóteses em relação às respostas obtidas por meio do questionário aplicado. Os dados obtidos revelam, e confirmam, que a integração das dimensões do cuidar e educar na Educação Infantil são indissociáveis e considerados de grande relevância para as famílias.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFamíliaspt_BR
dc.subjectEducarpt_BR
dc.subjectCuidarpt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherFamília e escolapt_BR
dc.subject.otherEducação - Belo Horizontept_BR
dc.subject.otherEducação básicapt_BR
dc.titleUma investigação sobre as principais expectativas das famílias em relação ao atendimento em uma escola municipal de educação infantilpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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