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http://hdl.handle.net/1843/33282
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Danielle Alves Martins | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4616192526557663 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | André Augusto Deodato | pt_BR |
dc.creator | Maria Clara Martins Ferreira Duca | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-16T14:52:43Z | - |
dc.date.available | 2020-04-16T14:52:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33282 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo compreender as principais expectativas das famílias em relação ao atendimento da Educação Infantil, sob a perspectiva do público atendido em uma EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) de Belo Horizonte. O interesse por essa temática surgiu a partir das inquietações advindas da experiência e das vivências relacionadas à interação família X escola da pesquisadora enquanto coordenadora geral de uma instituição de Educação Infantil nessa cidade. O trabalho também aborda, por meio da literatura da área, as concepções e intenções educativas da cidade de Belo Horizonte para a Educação Infantil, o histórico desta etapa da Educação Básica e questões como diversidade, relação família X escola e atendimento de tempo integral. O principal intuito foi obter dados para a análise e discussão acerca das expectativas das famílias em relação à Educação Infantil, identificando e analisando se as suas expectativas estão mais relacionadas à dimensão do cuidado ou pedagógica. Além disso, permitiu fazer um paralelo com a proposta educativa para essa etapa da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino em que ela está inserida, possibilitando, assim, vislumbrar o fortalecimento da relação família X escola e a qualificação do atendimento da instituição. Para tanto foi realizada uma pesquisa por meio de questionário aplicado a algumas famílias com questões relacionadas ao perfil do público atendido e com a seguinte pergunta: qual o principal motivo que o(a) fez matricular sua criança na EMEI São Roque? As famílias que responderam o questionário têm crianças das faixas etárias entre um a cinco anos e frequentando a EMEI em diferentes tipos de atendimento (tempo parcial e integral). O corpo docente da instituição teve acesso à pesquisa e, também, a oportunidade de expor seus anseios, expectativas e hipóteses em relação às respostas obtidas por meio do questionário aplicado. Os dados obtidos revelam, e confirmam, que a integração das dimensões do cuidar e educar na Educação Infantil são indissociáveis e considerados de grande relevância para as famílias. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Famílias | pt_BR |
dc.subject | Educar | pt_BR |
dc.subject | Cuidar | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Família e escola | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Belo Horizonte | pt_BR |
dc.subject.other | Educação básica | pt_BR |
dc.title | Uma investigação sobre as principais expectativas das famílias em relação ao atendimento em uma escola municipal de educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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