Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33285
Type: Monografia (especialização)
Title: A formação em serviço e a escrita de relatórios na educação infantil
Authors: Sílvia Conceição Rocha Manoel
First Advisor: Danielle Alves Martins
First Referee: André Augusto Deodato
Abstract: Enquanto Coordenadora pedagógica uma de minhas atribuições é realizar a leitura dos relatórios descritivos do desenvolvimento das crianças e nessa leitura foi percebido uma discrepância de abordagem nos mesmos, então comecei a me questionar se as formações em serviço, que também são uma das atribuições do Coordenador, poderiam contribuir para melhoria da escrita dos relatórios. Portanto, a pesquisa objetivou compreender de que maneira a formação em serviço contribui para a elaboração de relatórios descritivos avaliativos das crianças na Educação Infantil. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, através de um plano de ação, que teve como foco as avaliações na Educação Infantil, o plano de ação se desenvolveu de março a junho na EMEI Santa Isabel, que está localizada no aglomerado da Serra, que atende crianças de 1 à 5 anos de idade. Para o desenvolvimento do plano de ação, foram selecionadas três professoras que denominamos como Trio de pesquisa. Os resultados apontam que houve não só mudanças positivas na escrita dos relatórios, como também no processo de avaliação das crianças, além da compreensão do relatório descritivo enquanto documento de registro do desenvolvimento da criança.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33285
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silvia_CPE_LASEB2019 (1).pdf629.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.