Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33288
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Interações entre famílias da ocupação Antonieta de Barros e uma escola municipal de educação infantil
Autor(es): Rosemary Aparecida Aquino Fernandes
Primeiro Orientador: Juliana Batista dos Reis
Primeiro membro da banca : Ana Amélia Laborne
Resumo: Este trabalho tem como tema central as relações entre famílias que moram na Ocupação Antonieta de Barros e uma Escola Municipal de Educação Infantil da cidade de Belo Horizonte/MG. Em 2018, a partir da matrícula de crianças moradoras da ocupação na escola, essas famílias passaram a compor a comunidade escolar. A pesquisa e plano de intervenção tiveram como objetivo conhecer as famílias da ocupação Antonieta de Barros e promover ações que possibilitassem seu efetivo pertencimento à comunidade escolar da EMEI Paraíso. O trabalho desenvolve um breve histórico da Educação infantil e a contextualização do bairro/escola/ocupação. O trabalho foi desenvolvido a partir de recursos de metodologia qualitativa com entrevistas semiestruturadas e observações. Duas mães - Mayra e Ana Júlia - que têm filhos na Escola Municipal de Educação Infantil Paraiso e que moram na ocupação são personagens centrais do trabalho. Além delas, o gerente do posto de saúde do bairro e quatro professoras da escola foram entrevistadas/o. A pesquisa revelou que as famílias da ocupação vivem um histórico de múltiplas desigualdades sociais. Contudo, as famílias também resistem e lutam por direitos violados. Os resultados da pesquisa e plano de ação demonstram o desenvolvimento de ações que contribuíram com o fortalecimento de laços entre família e escola.
Abstract: This project has as its central theme the relations between families, squatters who occupy a building called Antonieta de Barros “Occupation” and a Municipal School of Children Education in the city of Belo Horizonte / MG. In 2018 from the schoolchildren who are based at the school these squatter families became part of the school community. The research and intervention plan was aimed to get to know the families of the occupation Antonieta de Barros and was also meant to promote actions that would enable their effective belonging to the school community of the school EMEI Paraíso. The work has developed a brief history of the School of Children Education. Establishing the context of the neighbourhood , school and occupation. The project was developed from qualitative methodology resources with semi-structured interviews and analysis. Two mothers, Mayra and Ana Júlia, who have their children at Paraiso Municipal School of Children Education and who are living in the occupation are the central characters of this project. Besides this the manager of the Health Care Centre which is located in the neighbourhood and four teachers from the school were interviewed. The research revealed that squatter families have a history of multiple social inequalities. However families also resist and fight for their rights that have been violated. The research results and following action plan demonstrate the development of actions that contribute to the strengthening of bonds between family and school.
Assunto: Educação
Análise de interação em educação
Família
Ocupação territorial
Comunidade e escola
Relações humanas
Integração escolar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33288
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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