Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33289
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sandro Vinícius Sales dos Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0414048099090181pt_BR
dc.contributor.referee1Lais caroline Andrade Bitencourtpt_BR
dc.creatorLuíza Mara Borges Parreira Diaspt_BR
dc.date.accessioned2020-04-16T16:31:48Z-
dc.date.available2020-04-16T16:31:48Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33289-
dc.description.abstractThe project at hand has as objective to investigate how the pedagogic coordination could contribute to the constitution of collective work in the context of the Municipal School Professor Amílcar Martins, of the Municipal Teaching Newt work of Belo Horizonte (RMEBH). Therefore, it was necessary to describe how the teachers group of this school conceived the function of pedagogic coordinator, aiming to establish bonds between the instituted (by the official documents) and the institute (which is lived on the daily tasks of the function). Also, it’s important to identify, from the teacher’s point of view, what is it and how it fits the authority of the educator who works in the pedagogic coordination function and what are the aspects that contribute and the aspects that harm the consolidation of this function. And finally, to analyze the real possibilities that the group of teachers from this educational institution points, like ways to minimize the authoritarianism, expanding the teachers’ authority that act in the function of pedagogic coordinator and making the construction of the collective work possible. The research was held in partnership with a diversified group of school professionals, counting with ex-coordinators and even people that don’t intend to take over this role at any point of their career. Four people were interviewed, all female, aged from 37 to 52 years old. From the four, three are pedagogues, concursed for the role of teacher of 1 st and 2 nd periods, and a math specialist teacher (3 rd. period). The teachers claim that the so wanted “profile” isn’t enough, but a process of identity construction with the pedagogic coordination which, among other factors, take time and engagement from who acts at this role. It is necessary, therefore, a maturation time. They still pointed their visions about the pedagogic coordinator position and evidenced aspects which are necessary for the coordinators and which reveal the intrinsic complexities of the role. The coordination job becomes a complex and challenging job, articulated with the administrative management. It’s necessary to establish the authority of the pedagogic coordination as a way of enabling full development of the pedagogic job in the educational institution. Also, it’s essential to understand how collectivity is an important aspect from the formation of the teamwork in the pedagogic team. Despite being individual beings, it’s necessary for us to understand each other as well, as incorporated beings of the collectivity, ready to realize the reality, to discuss, to produce and to make the construction of solutions to real problems of the collectivity that compose the educational environment possible.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou investigar como a coordenação pedagógica pode contribuir para a construção do trabalho coletivo no contexto da Escola Municipal Amílcar Martins da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte (RMEBH). Para tanto, foi necessário descrever como o grupo de professores da referida escola concebia a função de coordenação pedagógica, com vistas a estabelecer aproximações entre o instituído (pelos documentos oficiais) e o instituinte (o que é vivido no cotidiano da função). Também se fez importante identificar, na perspectiva dos docentes desta escola, o que é e como se constrói a autoridade do professor que atua na função de coordenação pedagógica e quais são os aspectos que contribuem e os que prejudicam a consolidação desta função. E por fim, analisar as possibilidades reais que o grupo de professores desta instituição de ensino aponta como formas de minimizar o autoritarismo, ampliando a autoridade do professor que atua na função de coordenação pedagógica e possibilitando a construção do trabalho coletivo. A pesquisa foi realizada em parceria com um grupo diversifica de profissionais da escola, contando com ex-coordenadores e até pessoas que não pretendem assumir tal posto em nenhum momento da carreira. Foram entrevistadas quatro profissionais do sexo feminino, de idades entre 37 e 52 anos. Das quatro entrevistadas, três são pedagogas, concursadas para o cargo de Professor de 1º e 2º ciclos, e uma professora especialista em Matemática (3º ciclo). As professoras afirmam que não basta o tão almejado “perfil” e sim um processo de construção de identidade com a coordenação pedagógica – processo que, dentre outros fatores, demanda tempo e engajamento daqueles que atuam no cargo. É preciso, portanto um tempo de maturação. Ainda evidenciaram suas visões sobre o cargo de coordenação pedagógica e apontaram aspectos que são necessários às coordenadoras e que revelam as complexidades inerentes ao cargo. O trabalho de coordenação se torna um trabalho complexo, desafiador e articulado com a gestão administrativa. É necessário estabelecer a autoridade da coordenação pedagógica como forma de possibilitar o pleno desenvolvimento do trabalho pedagógico na instituição de ensino. Também é primordial entender que a coletividade é um aspecto importante na construção do trabalho da equipe pedagógica. Apesar de sermos seres individuais, é necessário que nos entendamos também, como seres incorporados a uma coletividade, competentes a perceber a realidade, discutir, produzir e possibilitar a construção de soluções para problemas reais da coletividade que compõe o ambiente escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subjectAutoridadept_BR
dc.subjectColetividadept_BR
dc.subjectTrabalho coletivopt_BR
dc.titleCoordenação pedagógica no processo de construção do trabalho coletivopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CPE_LASEB2019_LUIZAMARA.pdf1.63 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons