Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33292
Type: Monografia (especialização)
Title: Gestão escolar e convivência entre pares
Authors: Vanessa Soares Ruela dos Santos
First Advisor: Juliana Batista dos Reis
First Referee: Helen Cristina do Carmo
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo compreender as relações entre as professoras na convivência cotidiana e escolar no contexto de uma gestão democrática, a fim de relatar o clima de convivência, o relacionamento entre os pares e o papel do gestor/diretor dentro da instituição. A pesquisa teve como instrumento metodológico a análise da legislação brasileira e municipal e um questionário para levantamento de dados e questões abertas para o corpo docente. A participação das professoras colaboradoras que responderam ao questionário possibilitou o levantamento de dados e foi instrumento para observar e acompanhar o convívio do grupo. A pesquisa teve também como objetivo elaborar estratégias de ação para que as relações de boa convivência prevaleçam na escola. Por isso, nesse trabalho busco tecer reflexões sobre as vivências pedagógicas em meu espaço de atuação profissional. Essa pesquisa e plano de ação privilegiam reflexões sobre a gestão escolar, seus desafios e possibilidades e a convivência entre pares, principalmente as docentes. Conclui-se que uma boa relação entre pares é um elemento importante para uma gestão democrática e participativa.
Abstract: This research aimed to understand the relationships between teachers in daily and school coexistence in the context of a democratic management, in order to report the climate of coexistence, the relationship between peers and the role of the manager/director within the institution. The research had as a methodological instrument the analysis of Brazilian and municipal legislation and a questionnaire for data collection and open questions for the faculty. The participation of the collaborating teachers who answered the questionnaire enabled data collection and was an instrument to observe and monitor the group's conviviality. The research also aimed to develop action strategies so that the relationships of good coexistence prevail in school. Therefore, in this work I seek to make reflections on pedagogical experiences in my professional space of activity. This research and action plan favor reflections on school management, their challenges and possibilities and coexistence between peers, especially teachers. It is concluded that a good relationship between peers is an important element for democratic and participatory management.
Subject: Gestão democrática
Administração escolar
Educação de crianças
Professores - Formação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33292
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CPE_LASEB2019_VANESSASOARES.pdf519.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.