Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/33293
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Juarez Melgaço Valadarespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5496035029896028pt_BR
dc.contributor.referee1Patrícia Maria de Souza Santanapt_BR
dc.creatorBaltazar Nunes de Sousapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2254332628118014pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-16T20:38:40Z-
dc.date.available2020-04-16T20:38:40Z-
dc.date.issued2019-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33293-
dc.description.abstractThis paper aims to evaluate teacher training, which took place in a municipal school in Belo Horizonte, for the valorization of the Afro and Afro Brazilian cultures, and to combat the racism and ethnic-racial prejudice that exists today in public schools. This discussion is anchored in current legislation, due to the enactment of Laws 10.639/03 and 11.645/08, which turned the above themes into mandatory curriculum content. The training had a total of five lectures, and took place during the teaching time of the school teachers. If at first times it was only for teachers, at times it was attended by students, such as the lecture on 'hair' given by the institution “Mostra Barreiro Alforriado Matias” (MABAM). We realize how symbolic hair is in the construction of Afro identity, and how it is a strong element of discrimination and prejudice against Afro-descendants, that is, how much hair is constituted as language in the affirmation or ethnic negation of black students. The change in the school curricula and teacher training is necessary and urgent if the goal of education is liberating and combating all forms of racism and prejudice.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo avaliar a formação de docentes, ocorrida em uma escola municipal de Belo Horizonte, para a valorização das culturas afro e afro brasileira, e combate ao racismo e preconceito étnico-racial hoje existente nas escolas públicas. Essa discussão está ancorada na atual legislação, devido à promulgação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que transformaram os temas acima em conteúdos obrigatórios do currículo escolar. A formação teve um total de cinco palestras, e ocorreu no horário pedagógico dos docentes da escola. Se a princípio era somente para os professores, em alguns momentos contou com a presença de alunos, como a palestra sobre ‘cabelos’ ministrada pela instituição Mostra Afro Barreiro Alforriado Matias (MABAM). Percebemos o quanto o cabelo é simbólico na construção da identidade afro, e o quanto ele é um elemento forte de discriminação e preconceito contra os afrodescendentes, isto é, o quanto o cabelo se constitui como linguagem na afirmação ou na negação étnica de estudantes negros. A mudança nos currículos escolares e na formação dos docentes se faz necessária e urgente, se o objetivo da educação for libertadora e de combate a todas formas de racismo e preconceito.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/*
dc.subjectCabelo crespopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectRelação étnico racialpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherRacismopt_BR
dc.subject.otherRelações étnicaspt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherPenteados afropt_BR
dc.subject.otherCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subject.otherCurrículo escolar - Legislaçãopt_BR
dc.subject.otherNegros - Identidade racialpt_BR
dc.titleA África é aqui: uma análise da simbologia do cabelo na construção da identidadept_BR
dc.title.alternativeAfrica is here: an analisys of the hair´s simbology in identity buildingpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
REPOSITÓRIO PDFA.pdf421.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons