Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/33293
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A África é aqui: uma análise da simbologia do cabelo na construção da identidade
Título(s) alternativo(s): Africa is here: an analisys of the hair´s simbology in identity building
Autor(es): Baltazar Nunes de Sousa
primer Tutor: Juarez Melgaço Valadares
primer miembro del tribunal : Patrícia Maria de Souza Santana
Resumen: Este trabalho tem como objetivo avaliar a formação de docentes, ocorrida em uma escola municipal de Belo Horizonte, para a valorização das culturas afro e afro brasileira, e combate ao racismo e preconceito étnico-racial hoje existente nas escolas públicas. Essa discussão está ancorada na atual legislação, devido à promulgação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que transformaram os temas acima em conteúdos obrigatórios do currículo escolar. A formação teve um total de cinco palestras, e ocorreu no horário pedagógico dos docentes da escola. Se a princípio era somente para os professores, em alguns momentos contou com a presença de alunos, como a palestra sobre ‘cabelos’ ministrada pela instituição Mostra Afro Barreiro Alforriado Matias (MABAM). Percebemos o quanto o cabelo é simbólico na construção da identidade afro, e o quanto ele é um elemento forte de discriminação e preconceito contra os afrodescendentes, isto é, o quanto o cabelo se constitui como linguagem na afirmação ou na negação étnica de estudantes negros. A mudança nos currículos escolares e na formação dos docentes se faz necessária e urgente, se o objetivo da educação for libertadora e de combate a todas formas de racismo e preconceito.
Abstract: This paper aims to evaluate teacher training, which took place in a municipal school in Belo Horizonte, for the valorization of the Afro and Afro Brazilian cultures, and to combat the racism and ethnic-racial prejudice that exists today in public schools. This discussion is anchored in current legislation, due to the enactment of Laws 10.639/03 and 11.645/08, which turned the above themes into mandatory curriculum content. The training had a total of five lectures, and took place during the teaching time of the school teachers. If at first times it was only for teachers, at times it was attended by students, such as the lecture on 'hair' given by the institution “Mostra Barreiro Alforriado Matias” (MABAM). We realize how symbolic hair is in the construction of Afro identity, and how it is a strong element of discrimination and prejudice against Afro-descendants, that is, how much hair is constituted as language in the affirmation or ethnic negation of black students. The change in the school curricula and teacher training is necessary and urgent if the goal of education is liberating and combating all forms of racism and prejudice.
Asunto: Educação
Racismo
Relações étnicas
Professores - Formação
Penteados afro
Cultura afro-brasileira
Currículo escolar - Legislação
Negros - Identidade racial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33293
Fecha del documento: 14-dic-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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