Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33296
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A metodologia NEPSO no Ensino Fundamental: reflexões sobre a coordenação pedagógica e a participação dos professores
Autor(es): Lucy de Castro
Primeiro Orientador: Danielle Alves Martins
Primeiro membro da banca : André Augusto Deodato
Segundo membro da banca: Rodrigo Carlos Pinheiro
Resumo: O projeto proposto discorre sobre as múltiplas funções exercidas pela coordenação pedagógica e uma delas é a formação continuada do corpo docente, a qual, a meu ver, nem sempre é realizada efetivamente. O trabalho objetiva demonstrar que práticas diferentes das adotadas, tradicionalmente, pelo corpo docente, podem contribuir para a formação continuada dos professores(as), além de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Por meio da metodologia NEPSO (“Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião”), foi possível investigar o engajamento de estudantes e professoras ao participarem do desenvolvimento de uma nova prática. O programa se utiliza da pesquisa de opinião como um recurso pedagógico interdisciplinar. Propõe, ainda, por meio de tal abordagem, uma intervenção, na qual os estudantes são os pesquisadores, conferindo-lhes autonomia e autoconfiança. Reis (2018) argumenta que as experiências compartilhadas, quando a pesquisa é trazida para a sala de aula, podem promover uma atitude responsiva diante dessa atividade ética. Logo, o NEPSO consiste na escolha e qualificação de temas de interesse dos estudantes. No caso específico, de forma unânime, foi elegido o tópico temático “Bullying”. Tal investigação se desenvolveu em 2019, na Escola Municipal Geraldo Lopes e foi protagonizada pelos estudantes de uma turma do 8º ano. A pesquisa abordou, por meio de um questionário elaborado pelos próprios alunos, a participação de estudantes (de ambos gêneros) que já foram autores, vítimas ou espectadores do “Bullying”. A realização dessa prática pode contribuir para melhorar a aprendizagem em alguns conteúdos pertencentes a diversos componentes curriculares, dentre eles, a Matemática, tendo-se em vista a pesquisa quantitativa, e a Língua Portuguesa, com a melhoria da escrita, da leitura e da interpretação de textos dos alunos do 8º ano. Dentro desse contexto, nossas expectativas com o corpo docente, ao realizar uma prática nova, foram satisfatórias. Concluímos que, quando é desenvolvida uma prática alternativa com os alunos, cujo tema dialoga com a sua realidade, novos interesses são despertados, os quais, normalmente, são tangenciados à margem de um cotidiano pedagógico. Palavras-Chaves: Coordenação Pedagógica. Protagonismo Juvenil
Abstract: This project treats the multiple functions performed by a school pedagogical coordination and its main function, i.e. the continuous training of the teaching staff, which is not always effective. This work aims at showing that different practices, when adopted traditionally by the teaching staff, can contribute to a continuous teachers’ training, besides improving the students’ learning process. Through a methodology called NEPSO (“Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião” – Our School Surveys Your Opinion), it was possible to investigate the students and teachers’ engagement when participating in the development of a new practice. The program uses surveys as an interdisciplinary pedagogical resource. It is also proposed, through such approach, an intervention, in which students become researchers, thus giving them autonomy and self-confidence. Reis (2019) argues that sharing experiences, when the research is brought to the classroom, it can promote a responsive attitude regarding this ethical activity. In this specific case, the topic “Bullying” was chosen unanimously. Such investigation was carried out in 2019, in the Municipal School Geraldo Lopes and developed a group of 8th grade students. The survey approached, through a questionnaire the students formulated themselves, the participation of students (both genders) as bullies, victims or spectators of bullying. The implementation of this practice contributed significantly to minimize students’ deficits in some of the contents present in many components of the curriculum, such as Math, when regarding the quantitative research, and Portuguese, through the improvement of writing, reading, and text interpretation skills by these 8th grade students. In this context, our expectations towards the teaching staff’s adoption of a new practice were fulfilled. We conclude that when an alternative practice is developed with the students, and its theme dialogs with their reality, then new interests are awaken, which are normally tangent to the pedagogical routine. Keywords: Pedagogical coordination. Youth protagonism.
Assunto: Educação
Ensino fundamental - Métodos de ensino
Professores - Formação
Educação - Métodos de ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33296
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucy_CPE_LASEB2019.pdf1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons