Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33325
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Betânia Parizzi Fonsecapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7576459260804816pt_BR
dc.contributor.referee1Márcia Gomes Penido Machadopt_BR
dc.contributor.referee2Angelita Maria Vander Broock Schultzpt_BR
dc.creatorDalila Mayara Caetano Werneck Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0342831389008355pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-28T17:19:42Z-
dc.date.available2020-04-28T17:19:42Z-
dc.date.issued2018-12-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33325-
dc.description.abstractThe objective of this research was to investigate the possible connections between the behavior of adults during music lessons for babies and the musical development of these children. The main framework were Jean Piaget’s ideas about children’s cognitive development; Edwin Gordon, François Delalande, Parizzi, Stifft and Beyer's theories about the child's musical development in the early years of life; and the concepts of "communicative musicality" (MALLOCH, 1999/2000) and "intuitive parenting" (PAPOUSEK, M., 1996), related to baby’s musical development. Three groups of babies were selected and received twelve music lessons in two different contexts: two groups in a specialized music school, with the participation of the parents in the classes, and a regular school group, in which the classes were accompanied by the regular teacher and by an assistant. The classes were filmed and the behavior of the adults present in the classes and the musical development of the babies were verified by a group of independent jurors, composed by experienced musical educators. The jurors' comments were then submitted to a Content Analysis from which emerged patterns that outlined categories that characterized adults’ behavior and the musical development of the participating infants. These categories served as the basis for the correlations that were established between the adults’ behavior in music lessons and the infants’ musical development. The results point to a close relationship between the adults’ behavior and the musical development of infants, so that this development is enhanced by the involvement and expressiveness of the adults present in the classes.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi investigar as possíveis conexões entre o comportamento dos adultos presentes nas aulas de música para bebês e o desenvolvimento musical dessas crianças. Os principais referenciais teóricos utilizados foram os pressupostos de Jean Piaget acerca do desenvolvimento cognitivo da criança; as Teorias de Edwin Gordon, François Delalande, Parizzi, Stifft e Beyer sobre o desenvolvimento musical da criança nos primeiros anos de vida, e os conceitos de “musicalidade comunicativa” (MALLOCH, 1999/2000) e de “parentalidade intuitiva” (PAPOUSEK, M., 1996), relacionados ao desenvolvimento musical do bebê. Três turmas de bebês foram selecionadas e receberam doze aulas de musicalização em dois contextos diferentes: duas turmas em escola de música especializada, em que as aulas foram acompanhadas pelos pais, e uma turma em escola regular, em que as aulas foram acompanhadas pela professora regente da turma e uma auxiliar. As aulas foram filmadas e o comportamento dos adultos presentes nas aulas e o desenvolvimento musical dos bebês foram verificados por um grupo de jurados independentes, composto por educadores musicais experientes. Os comentários realizados pelos membros do júri foram submetidos à Análise de Conteúdo da qual emergiram padrões que delinearam categorias que caracterizaram o comportamento dos adultos e o desenvolvimento musical dos bebês participantes. Essas categorias serviram de base para as correlações que foram estabelecidas entre o comportamento dos adultos em sala de aula e o desenvolvimento musical dos bebês. Os resultados apontam para uma estreita relação entre o comportamento desses adultos e o desenvolvimento musical dos bebês, de modo que esse desenvolvimento é potencializado pelo envolvimento e expressividade dos adultos presentes nas aulas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducação musical na primeira infânciapt_BR
dc.subjectParentalidade intuitivapt_BR
dc.subjectMusicalidade comunicativapt_BR
dc.subjectAulas de música para bebêspt_BR
dc.subjectParticipação dos paispt_BR
dc.subjectDesenvolvimento musicalpt_BR
dc.subject.otherPercepção musicalpt_BR
dc.subject.otherCognição em criançaspt_BR
dc.subject.otherParentalidadept_BR
dc.titleConexões entre o comportamento dos adultos presentes nas aulas de música e o desenvolvimento musical dos bebês nos dois primeiros anos de vidapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons