Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33339
Type: Dissertação
Title: QQual é a influência da busca de sensações e do excesso de confiança no volume de transações de Day Traders?
Other Titles: What is the influence of sensation seeking and overconfidence on the trading volume of day traders?
Authors: Paulo Antonelli Filho
First Advisor: Aureliano Angel Bressan
First Referee: Kelmara Mendes Vieira
Second Referee: Ani Caroline Grigion Portrich
Third Referee: Robert Aldo Iquiapaza Coaguila
Abstract: A atividade de day trading, forma de atuação no mercado financeiro de alta frequência de negociação, está se tornando cada vez mais popular no Brasil e no mundo. Diversas explicações foram dadas para tentar elucidar os motivos que fazem investidores individuais e traders negociarem ativos em excesso, fato que prejudica seu desempenho e que foi extensivamente observado em estudos sobre o tema. Uma delas é o fator entretenimento, motivado por traços de personalidade e vieses comportamentais, como a Busca de Sensações e o Excesso de Confiança. Este trabalho realiza um levantamento online para avaliar qual é a influência dos aspectos comportamentais Busca de Sensações e Excesso de Confiança no volume de transações de day traders no Brasil, avaliando suas diferentes facetas e tipos. Foram realizadas regressões lineares entre as variáveis, e aplicada a técnica stepwise para eliminar as de menor poder explicativo. Foi encontrado que o aspecto comportamental Busca de Sensações, medido pela agregação das suas quatro facetas, não influencia o volume de transações de day traders, já que cada faceta afeta o comportamento de maneira diferente. As facetas Busca de Aventura e Sensações e Suscetibilidade ao Tédio/Impulsividade afetaram positivamente o volume, enquanto a faceta Busca de Experiências afetou de forma negativa. A faceta Desinibição não apresentou nenhum efeito significativo. Já para o viés Excesso de Confiança, o Efeito Melhor que a Média apresentou um efeito positivo no volume de transações de day traders, enquanto o Erro de Superestimação apresentou um efeito negativo e o Erro de Calibração não apresentou efeito algum. O retorno autorreportado dos day traders da amostra também diminuiu à medida que o volume de transações aumentou. Day traders reportaram um retorno médio menor que position traders e, também, apresentaram maior escore da faceta Busca de Aventura e Sensações. Esses resultados mostram o caráter multidimensional da Busca de Sensações e do Excesso de Confiança e elucidam algumas motivações para day traders negociarem ativos financeiros no mercado além da busca por maiores retornos. Até onde se sabe, esse é o primeiro trabalho que busca identificar a relação da Busca de Sensações e do Excesso de Confiança, obedecendo suas diferentes facetas e tipos, em uma amostra mais homogênea de traders que operam de forma ativa e frequente no mercado, por motivos principalmente especulativos.
Abstract: Day trading, a high trading frequency mode of operating in the financial markets, is becoming more popular in Brazil and in the world. Many explanations have been given to try to clarify the motives that make investors and traders to trade excessively, fact that jeopardizes their performance and that has been widely documented in the related literature. One of them is the entertainment factor, motivated by certain personality traits and behavioral biases, like Sensation Seeking and Overconfidence. In this work it is done an online survey to evaluate what is impact of the behavioral aspects Sensation Seeking and Overconfidence on the trading volume of day traders in Brazil, investigating their facets and forms. Linear regressions between the variables were done, and then the stepwise technique was applied in order to eliminate the variables with the least explanatory power. It was found that the behavioral aspect Sensation Seeking measured by the aggregation of its four facets does not influence the transaction volume of day traders, since each facet must have a different impact on behavior. On the other hand, the facets Thrill and Adventure Seeking and Boredom Susceptibility/Impulsivity positively affected their volume, while the facet Experience Seeking affected it negatively and the facet Disinhibition had no effect at all. For the Overconfidence bias, its Overplacement form showed a positive effect on the transaction volume of day traders, while the Overestimation form presented a negative effect and the Overprecision had no effect at all. Furthermore, the self-reported monthly return of the sampled day traders also declined with the increase on trading volume. Day traders also reported a lower return than the position traders and presented greater scores of the Thrill and Adventure Seeking facet. These results show the multidimensional characteristics of the behavioral aspects Sensation Seeking and Overconfidence and lighten some of the motivations for day traders to overtrade. As of my knowledge, this is the first study that seeks to identify the relationship of Sensation Seeking and Overconfidence, considering their different facets and forms, in a more homogeneous sample of high frequency traders, that have mostly speculative reasons for trading.
Subject: Mercado financeiro
Brasil
Investidores (finanças)
Comerciantes
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33339
Issue Date: 20-Feb-2020
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