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Tipo: Tese
Título: Educação em saúde acerca da febre reumática para escolares: ensaio comunitário randomizado por cluster
Título(s) alternativo(s): Health education about rheumatic heart disease for schoolchildren: a community-based cluster randomized trial
Autor(es): Kaciane Krauss Bruno Oliveira Lourenço
primer Tutor: Antonio Luiz Pinho Ribeiro
primer miembro del tribunal : Cássio da Cunha Ibiapina
Segundo miembro del tribunal: Zilda Maria Alves Meira
Tercer miembro del tribunal: Bárbara Campos Abreu Marino
Cuarto miembro del tribunal: Clareci Silva Cardoso
Resumen: Introdução: A cardiopatia reumática é uma importante causa de morbimortalidade no Brasil. A falta de conhecimento da população sobre a doença limita a eficácia dos programas de prevenção. Este estudo avaliou a efetividade da transmissão de conhecimento resultante de processos educativos sobre cardiopatia reumática em escolas, comparando resultados do método convencional de ensino (aulas expositivas) com o método experimental (worked examples). Material e métodos: Um estudo prospectivo, randomizado por cluster, foi conduzido durante 8 meses em 6 escolas públicas aleatoriamente selecionadas. Cada turma foi considerada um cluster (total 90 turmas), sendo randomizadas de forma 1:1 para receber um dos métodos educacionais. Pré-testes avaliaram o conhecimento dos alunos sobre amigdalites, cardiopatia reumática e febre reumática imediatamente antes do processo educativo. Pós-testes, 10 dias e 3 meses depois, avaliaram a retenção de conhecimento dos alunos. Resultados: Um total de 1.301 alunos (52% do sexo feminino) participou do estudo, sendo 37% do ensino fundamental e 63% do ensino médio. Antes da intervenção, o conhecimento geral foi testado (pré-teste), sendo universalmente baixo (pontuação média aulas expositivas 33,9% x worked examples 32,5%). Uma melhora significante, porém similar, foi observada em ambos os grupos no pós-teste imediato (pré x pós: p<0,001): aulas expositivas 57,5% x worked examples 56,7%. No pós-teste de 3 meses foi observada uma significativa piora de 20% e as notas finais foram novamente similares: aulas expositivas 45,0% x worked examples 45,9%. Alunos do ensino médio tiveram pontuações mais altas em todos os testes (p<0,001). Meninas tiveram melhores desempenhos gerais que meninos (p<0,001). Conclusão: Processo educativo sobre amigdalites, febre reumática e cardiopatia reumática em escolas resultou em ganhos de conhecimento, com retenção ao longo do tempo. A nova tecnologia de worked examples em tablets obteve resultados similares quando comparada com aulas expositivas. Mais estudos serão necessários para determinar se o aumento do conhecimento leva a mudanças comportamentais, que poderiam reduzir a carga de cardiopatia reumática.
Abstract: Introduction: Rheumatic heart disease is an important cause of morbimortality in Brazil. The population's lack of knowledge about the disease limits the effectiveness of prevention programs. This study evaluated the effectiveness of knowledge transmission resulting from educational processes on rheumatic heart disease in schools, comparing results of the conventional teaching method (expository classes) with the experimental method (worked examples). Material and methods: A prospective, cluster randomized study was conducted for 8 months in 6 randomly selected public schools. Each class of students was considered a cluster (total 90 classes of students), being randomized 1: 1 to receive one of the educational methods. Pre-tests assessed students' knowledge of tonsillitis, rheumatic heart disease and rheumatic fever immediately before the educational process. Post-tests, 10 days and 3 months later, assessed students' knowledge retention. Results: A total of 1,301 students (52% female) participated in the study, 37% from elementary school and 63% from high school. Before to the intervention, the general knowledge was tested (pre-test), being universally low (average score expository classes 33.9% x worked examples 32.5%). A significant but similar improvement was observed in both groups in the immediate post-test (pre x post: p <0.001): expository classes 57.5% x worked examples 56.7%. In the 3 month post-test a significant worsening of 20% was observed and the final grades were similar again: expository classes 45.0% x worked examples 45.9%. High school students had higher scores on all tests (p <0.001). Girls had better overall performances than boys (p <0.001). Conclusion: Educational process about tonsillitis, rheumatic fever and rheumatic heart disease in schools resulted in knowledge gains, with retention over time. The new technology of worked examples on tablets obtained similar results when compared to expository classes. Further studies are needed to determine if the increase in knowledge leads to behavioral changes that could reduce the burden of rheumatic heart disease.
Asunto: Febre Reumática
Cardiopatia Reumática
Educação em Saúde
Disseminação de Informação/métodos
Estudos Prospectivos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Infectologia e Medicina Tropical
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33346
Fecha del documento: 21-nov-2019
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