Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33350
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sandro Vinicius Sales dos Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0414048099090181pt_BR
dc.contributor.referee1Maria Beatriz de Oliveira Vasconcelos Silvapt_BR
dc.creatorWanessa Santos da Penhapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4360202074871358pt_BR
dc.date.accessioned2020-05-07T12:34:43Z-
dc.date.available2020-05-07T12:34:43Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33350-
dc.description.abstractThe goal of this work is to make a reflection on the school daily life from the point of view of a pedagogical coordinator of the early years of a Municipal Elementary School: Jardim Felicidade. It aims, mainly, to define what are the attributions of the general pedagogical coordination and the specific attributions of the pedagogical shift coordination and how, together, it can add to the work of the management team of this school. The desire to investigate the theme arises from the question also raised within the institution about would be the time/ space occupied by the professional who assumes the role of General Pedagogical Coordination, created recently in Belo Horizonte Public School, with Regulation 11,132 and Decree 17, 0005 of 2018. This new scenario arose the need in redefine the position of the Pedagogical shift Coordinator and seek to establish guidelines for the development of the work of all profesionals working in The Pedagogical Coordination. It is not only in face of what is regulated, but in everyday practice, ascertain the view that other professionals of the institution have regarding the specificities of the management board´s work, in it´s various dimensions. The search for specification of the attributions of this professional will gain support through Reading and dialogue with authors who proposed this delimitation as Libiliar (2010), Vasconcellos (2002) and Lima and Santos (2007). In order to answer the research questions, analyzes of oficial documents from the city of Belo Horizonte, individual interviews in the school teaching group and collective discussion were performed. Those are numerically immeasurable data, and so a methodology with qualitative approach was used to support the study of the collected information. The final considerations of the study indicate that, despite having the attributions regulated by the Municipal Secretariat of Education, other factors support the validation of the role of the general coordinator and the shift coordinator. One is the adjustment of the work plan among all members of the management board. Another way has been the collective construction of the strategic space within the school.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende realizar uma reflexão sobre o cotidiano escolar a partir do ponto de vista de uma coordenadora pedagógica de turno atuante nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jardim Felicidade. Objetiva, principalmente, definir quais são as atribuições da coordenação pedagógica geral e as atribuições especificas da coordenação pedagógica de turno e como, juntas, podem contribuir para o trabalho da equipe gestora dessa escola. O desejo de investigar a temática surge a partir do questionamento levantado dentro da instituição a respeito de qual seria o tempo/espaço ocupado pelo profissional que assume a função de Coordenação Pedagógica Geral, criada há pouco tempo na Rede Pública de Ensino de Belo Horizonte, com regulamentação pela Lei 11.132 e pelo decreto 17.005 de 2018. Com o novo panorama, surgiu a necessidade de ressignificar o lugar do Coordenador Pedagógico de Turno e buscar estabelecer diretrizes para o desenvolvimento do trabalho de todos os profissionais que atuam na Coordenação Pedagógica. Não só perante o que é regulamentado, mas, na prática cotidiana, averiguar a visão que os demais profissionais da instituição têm a respeito das especificidades do trabalho da equipe gestora, em suas diversas dimensões. A busca pela especificação das atribuições deste profissional ganhará suporte por meio da leitura e diálogo com autores que propuseram esta delimitação como Libâneo (2010), Vasconcellos (2002) e Lima e Santos (2007). Para responder as indagações da pesquisa foram realizadas análises de documentos oficiais do Município de Belo Horizonte, entrevistas individuais no grupo docente da escola e discussão coletiva. Por se tratar de dados imensuráveis numericamente, a metodologia com abordagem qualitativa foi utilizada para dar suporte ao estudo das informações coletadas. As considerações finais do estudo apontam que, apesar de ter as atribuições regulamentadas pela Secretaria Municipal de Educação, outros fatores favorecem a validação do papel do coordenador geral e do coordenador de turno. Um deles é o ajuste do plano de trabalho entre todos os membros da equipe gestora. Outro caminho tem sido construção de modo coletiva desse espaço tão estratégico dentro da escola.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subjectCoordenação geralpt_BR
dc.subjectEquipe gestorapt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherCoordenação pedagógicapt_BR
dc.titleA articulação entre a coordenação pedagógica geral e a coordenação pedagógica de turno na Escola Municipal Jardim Feliciadept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CPE_LASEB2019_WANESSAPENHA.pdf701.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.