Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33355
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1André de Carvalho Bandeira Mendespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6774156491106377pt_BR
dc.contributor.referee1Magda Auxiliadora dos Santos Barbosa Bastospt_BR
dc.contributor.referee2Ricardo Viana Velosopt_BR
dc.creatorCleber Vieira Soarespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8754212395943095pt_BR
dc.date.accessioned2020-05-07T13:32:26Z-
dc.date.available2020-05-07T13:32:26Z-
dc.date.issued2019-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33355-
dc.description.resumoEste trabalho consiste em um relato de pesquisa participante no controle social da Saúde Pública, mais especificamente na Atenção Primária e aponta sua relevância no contexto acadêmico em diálogo com a pós-graduação em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior. Esta experiência, obtida em período correlato ao curso, foi alcançada a partir da participação popular do pesquisador, enquanto usuário dos serviços e discente nas reuniões da Comissão Local de Saúde, em um Centro de Saúde específico de Belo Horizonte. Foram utilizados repertórios teórico-conceituais multidimensionais, além de dados quantitativos em subsídio à análise qualitativa de cunho social para pesquisa mista de observação participante. O método permitiu notar nuances mais complexas do Controle Social, através da atuação como Delegado Conferencista nas plenárias da 15ª Conferência Municipal de Saúde de Belo Horizonte de 2019. Os eventos tiveram o cenário da Gestão Democrática, sustentada pelo eixo das garantias constitucionais previstas na Lei Orgânica de Saúde e subsequentes, aferidas também como fontes de embasamento. É possível afirmar que a experiência no controle social tem importância significativa para a formação cidadã e acadêmica, uma vez que, os serviços ofertados no SUS em parceria com as universidades são fontes de conhecimento científico visado inclusive à legitimação das ações do Poder Público. Dessa forma, este artigo gera aporte teórico e empírico para a compreensão dialética do protagonismo social na atenção primária, convidando a uma formação acadêmica mais cidadã, participativa e democrática, em consonância com a proposta institucional vigente e a doutrina que norteia as ações na saúde pública.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superiorpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectSaúde Públicapt_BR
dc.subjectControle Socialpt_BR
dc.subjectGestão Democráticapt_BR
dc.subject.otherSaúde públicapt_BR
dc.subject.otherCuidados primários de saúdept_BR
dc.subject.otherGestão democráticapt_BR
dc.subject.otherSistema Único de Saúdept_BR
dc.titleGestão democrática: um relato sobre o protagonismo social na atenção primária à saúdept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Monografia_SOARES Cleber Vieira _FaE_ UFMG_ Especialização_GIFES 2019_ Defesa.pdf817.95 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons